Santiago Ramos guardou o melhor para o final, liderando seus companheiros Leonardo Fornaroli e Sami Meguetounif em uma emocionante sessão de qualificação em Imola. O mexicano fez 1:31.767, garantindo a pole nos momentos finais e alcançando um resultado 1-2-3 para a Trident.
Após as voltas de aquecimento dos pneus, Gabriele Minì, da PREMA Racing, liderou com 1:32.598, seguido por Fornaroli. Laurens van Hoepen, da ART Grand Prix, ficou em terceiro, 0.172s atrás.
Houve uma bandeira vermelha após 10 minutos, quando Callum Voisin, da Rodin Motorsport, rodou na brita na Curva 4.
A sessão recomeçou e Oliver Goethe assumiu a liderança. O piloto da Campos Racing manteve sua forma desde os treinos, superando Minì e assumindo a pole provisória por 0.081s.
A maioria dos pilotos voltou aos boxes com pouco menos de metade da sessão restante, mas Fornaroli permaneceu na pista e fez sua melhor volta pessoal, ficando 0.3s à frente com 1:32.159. Alex Dunne, da MP Motorsport, fez o mesmo, subindo para segundo, 0.141s atrás, com 12 minutos restantes.
Com pneus Pirelli Médios novos, a pista ficou cheia novamente para as tentativas finais da sessão.
Dino Beganovic foi o primeiro a melhorar, apenas 0.003s mais rápido que o tempo anterior de Fornaroli. O companheiro de equipe Arvid Lindblad então assumiu a liderança com 1:32.109.
Nos dois minutos finais, houve setores verdes e roxos em todo o campo. Fornaroli recuperou a pole provisória, ficando 0.2s à frente de Lindblad.
Isso foi superado por Santiago Ramos por apenas 0.053s, com o novato mexicano garantindo a pole em um resultado 1-2-3 para a Trident, com Meguetounif subindo para terceiro em sua última volta.
Lindblad terminou como o melhor colocado da PREMA em quarto, com Dunne em quinto, Beganovic em sexto, seguido por Minì, Goethe, van Hoepen, Luke Browning da Hitech Pulse-Eight, Tim Tramnitz da MP e Noel León da Van Amersfoort Racing, que largará na pole reversa para a Sprint.
A corrida sprint de Imola está marcada para começar às 10:05 no horário local em Imola.