Leonardo Fornaroli, da Trident, deixou para o último momento em uma sessão de qualificação agitada da Fórmula 3 em Melbourne para conquistar a pole position, superando Gabriele Mini, da PREMA Racing.
Os pilotos italianos trocam os tempos mais rápidos ao longo da sessão, mas uma bandeira vermelha, causada pelo companheiro de equipe de Fornaroli, Sami Meguetounif, batendo na barreira na última curva, preparou o campo para uma última tentativa na batalha pela pole.
Fornaroli então cruzou a linha para completar uma volta em 1:33.044s, enquanto Mini – que havia estado na pole provisória – só conseguiu chegar a 0.019s do tempo mais rápido de seu rival.
O companheiro de equipe de Mini na PREMA, Dino Beganovic, também deixou para o último momento para subir para o terceiro lugar, o membro da Ferrari Driver Academy garantindo uma partida na segunda fila ao lado de Nikita Bedrin, da PHM AIX Racing.
Luke Browning, piloto da Williams Academy e líder do campeonato, qualificou-se em quinto lugar, à frente do piloto da Alpine Academy, Nikola Tsolov, para a ART Grand Prix.
O vencedor da corrida sprint no Bahrain, Arvid Lindblad, colocou três carros da PREMA no top 10 ao qualificar-se em sétimo lugar, logo à frente de seu companheiro de equipe da Red Bull, Oliver Goethe.
O favorito da ART em casa, Christian Mansell, ficou em nono lugar, enquanto o novato da Hitech Pulse-Eight, Martinius Stenshorne, completou o top 10.
Tendo se qualificado em 12º, Mari Boya alinhará na P1 para a corrida sprint de sábado pela Campos Racing, com Laurens Van Hoepen, da ART, se juntando a ele na primeira fila.