Victor Martins venceu o duelo contra Gabriel Bortoleto e conquistou a pole position em uma classificação emocionante no circuito de Yas Marina. O piloto da ART Grand Prix marcou 1:35.745s, garantindo o primeiro lugar para a corrida principal de domingo.
Nenhum dos dois conseguiu melhorar em suas últimas tentativas, com o líder do campeonato, Bortoleto, terminando a apenas 0.035s da pole. Seus rivais na disputa pelo título, Paul Aron e Isack Hadjar, ficaram em terceiro e quarto, respectivamente.
A sessão começou em ritmo acelerado, com Martins estabelecendo o tempo de referência inicial de 1:36.245s, ficando dois décimos à frente de Bortoleto nos primeiros momentos.
Os tempos começaram a cair na segunda volta com os pneus supermacios, à medida que a pista melhorava. Martins baixou para 1:36.191s, mas Bortoleto superou o tempo pouco depois, com uma diferença de 0.141s, enquanto Kush Maini, companheiro de equipe de Bortoleto na Invicta Racing, subiu para terceiro.
Na luta pelo campeonato, Hadjar foi de 14º no primeiro stint para quinto em sua segunda tentativa, ficando logo à frente de Aron, em sexto.
Com pouco mais de 11 minutos para o final, Martins reassumiu o topo da tabela com 1:35.745s. Bortoleto garantiu a segunda posição, 0.035s atrás, momentos antes de uma bandeira vermelha ser acionada devido ao carro de Rafael Villagómez parado na pista.
Após a retomada da sessão, os pilotos tentaram melhorar seus tempos com novas voltas rápidas nos supermacios. Martins e Bortoleto não conseguiram melhorar, mas Aron subiu para terceiro no final, enquanto Hadjar manteve o quarto lugar.
Dino Beganovic, da DAMS Lucas Oil, ficou em quinto, seguido por Kush Maini. Josep María Martí, da Campos Racing, terminou em sétimo. Ritomo Miyata, da Rodin Motorsport, ficou em oitavo, com Joshua Duerksen, da AIX Racing, em nono. Amaury Cordeel fez uma volta tardia que o colocou em décimo, garantindo a pole invertida para a Sprint Race.
Os pilotos agora irão analisar os dados com suas equipes antes de voltarem à pista para a Sprint Race, que está programada para amanhã, às 16h15, horário local.