Ao final da temporada de 2023, Max Verstappen e Charles Leclerc tiraram um momento para refletir sobre o quanto avançaram no automobilismo – desde os dias em que competiam nas pistas de kart até compartilharem pódios como pilotos de Fórmula 1.
Verstappen e Leclerc foram competidores ferrenhos na cena do kart, com imagens de uma disputa acalorada entre os dois após um incidente se espalhando pelas redes sociais quando ambos chegaram à Fórmula 1 e reacenderam sua rivalidade.
Enquanto Verstappen desfrutou de mais sucesso na Fórmula 1 até agora, acumulando mais de 50 vitórias e três títulos mundiais de pilotos com a Red Bull, Leclerc também conquistou pole positions, pódios e vitórias para a Ferrari.
Depois de ser superado por Leclerc na classificação para a penúltima etapa da última temporada em Las Vegas, Verstappen disse: “Eu sempre pensei que, se eu chegasse à Fórmula 1, Charles também chegaria. Você pode ver desde, eu acho, uma idade jovem, os pilotos realmente fortes, o que eles eram naquela época, eles também estão na Fórmula 1 agora.”
“Nunca foi uma surpresa para mim que Charles esteja sentado aqui e, é claro, depois disso, você precisa de um pouco de sorte para estar no time certo aqui e ali para ficar na primeira fila, mas não é uma surpresa que estejamos sentados aqui juntos, eu acho.”
Dando sua opinião, Leclerc acrescentou: “Não, o mesmo. Mas ao mesmo tempo, obviamente, quando você é jovem e está no kart, a F1 parece tão distante que, para mim, obviamente, não era garantido que eu chegaria à F1 um dia.”
“Acho que sabíamos que éramos muito rápidos porque já éramos competitivos no kart e, sempre que mudávamos de categoria, seríamos sempre competitivos – mas ainda é um longo caminho até a F1 para você não se imaginar realmente na F1 ainda.”
“Mas é incrível. Quero dizer, tenho memórias realmente muito boas. Outras memórias que são menos boas, mas se tornaram realmente boas com o tempo! Você envelhece e olha para trás em momentos que talvez não tenha aproveitado na época, que são muito engraçados. Foram bons tempos.”
Verstappen entrará na temporada de 2024 buscando conquistar o quarto título mundial, enquanto Leclerc continua sua busca por conquistar seu primeiro campeonato de Fórmula 1 – tendo estado na disputa pela última vez no início de 2022.