O francês Pierre Gasly (Alpha Tauri) venceu neste domingo (06/09) o GP da Itália, em Monza, oitava etapa da temporada. Foi a primeira vitória de Gasly e da equipe na categoria. O espanhol Carlos Sainz Jr. (McLaren) e o canadense Lance Stroll (Racing Point) completaram o pódio.
O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) dominava a prova, até duas entradas do Safety-Car, antes da metade da prova, mudarem tudo. O primeiro acionado na volta 17, após o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas) ficar parado na pista. E o segundo depois de uma forte batia do monegasco Charles Leclerc (Ferrari) na barreira de pneus, na volta 23. O piloto saiu ileso.
A batida de Leclerc provocou a bandeira vermelha, de paralisação de prova. Com os carros sendo reposicionados para uma nova largada, com Hamilton em primeiro. Contudo o hexacampeão levou um stop-and-go, por ter feito o seu pit stop, durante a bandeira a primeira amarela, com os boxes fechado. Â
Com a nova largada, Hamilton foi para os boxes, cumprir a sua punição. E voltando em último lugar. Gasly assumiu a ponta, enquanto Hamilton começou uma corrida de recuperação.
O francês da Alpha Tauri segurou a pressão de Sainz Jr. nas voltas finais, para levar a França novamente a vitória após 24 anos (Olivier Panis, da Ligier em MÁ´naco, 1996). Sainz Jr. e Stroll completaram o improvável pódio em Monza. Â Â Â Â Â Â Â
O britânico Lando Norris (McLaren) terminou em quarto, seguido pelo finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) e o australiano Daniel Ricciardo (Renault). Hamilton foi o sétimo.
O francês Esteban Ocon (Renault), o russo Daniil Kvyat (Alpha Tauri) e o mexicano Sergio Pére (Racing Point) completaram a zona de pontos.
Hamilton lidera o campeonato com 164 pontos, seguido por Bottas com 117.
A próxima etapa, o GP da Toscana, acontece em Mugello, no dia 13 de setembro.