Fórmula-1: Perez e Red Bull concordam em se separar após a conclusão da temporada de 2024

No início deste ano, Perez assinou um novo acordo para correr pela equipe até o final de 2026 – após sua temporada mais forte em 2023, quando terminou em segundo, atrás do companheiro de equipe e campeão Max Verstappen.

No entanto, sua forma caiu após assinar o acordo, e o mexicano marcou apenas nove pontos nos últimos oito finais de semana de Grand Prix da temporada de 2024.

Ele terminou em oitavo no campeonato de pilotos, com a Red Bull falhando em defender seu campeonato de construtores e terminando a temporada em P3, atrás da campeã McLaren e da vice-campeã Ferrari.

Durante o período difícil, Perez permaneceu decidido a correr pela equipe no ano que vem, mas após discussões com a Red Bull, eles concordaram em se separar após quatro anos juntos.

“Sou incrivelmente grato pelos últimos quatro anos com a Oracle Red Bull Racing e pela oportunidade de correr com uma equipe tão incrível”, disse ele.
“Dirigir pela Red Bull foi uma experiência inesquecível e sempre vou valorizar os sucessos que alcançamos juntos. Quebramos recordes, alcançamos marcos notáveis ​​e tive o privilégio de conhecer muitas pessoas incríveis ao longo do caminho.

“Um grande obrigado a cada pessoa da equipe, da gerência, engenheiros e mecânicos, buffet, hospitalidade, cozinha, marketing e comunicações, bem como a todos em Milton Keynes, desejo a todos o melhor para o futuro.

“Também foi uma honra correr ao lado de Max como companheiro de equipe todos esses anos e compartilhar nosso sucesso. Um agradecimento especial aos fãs ao redor do mundo, e especialmente aos fãs mexicanos por seu apoio inabalável todos os dias. Nos encontraremos novamente em breve. E lembre-se… nunca desista.”

O chefe da Red Bull, Christian Horner, disse: “Gostaria de agradecer a Checo por tudo o que ele fez pela Oracle Red Bull Racing nas últimas quatro temporadas.

“Desde o momento em que entrou em 2021, ele provou ser um jogador de equipe extraordinário, nos ajudando a ganhar dois títulos de construtores e nossa primeira dobradinha no campeonato de pilotos.

“Suas cinco vitórias, todas em circuitos de rua, também foram uma marca espetacular de sua determinação em sempre ir até o limite. Embora Checo não corra pela equipe na próxima temporada, ele sempre será um membro extremamente popular da equipe e uma parte preciosa da nossa história. Obrigado, Checo.”

Perez garantiu cinco vitórias, incluindo a vitória em Mônaco, mais de 90 largadas com a equipe e desempenhou um papel fundamental na vitória da Red Bull no campeonato de construtores em 2022 e 2023.

O mexicano não estará no grid no ano que vem – mas ainda não está claro se ele quer buscar uma vaga em 2026.

A Red Bull disse que mais anúncios sobre a escalação completa da equipe para 2025 serão feitos “no devido tempo”.

Liam Lawson é o favorito para subir de RB para a Red Bull, com Yuki Tsunoda parecendo prestes a perder a promoção, o piloto japonês tendo testado para a Red Bull no teste de pós-temporada em Abu Dhabi.

Fonte: site da F-1