Ex-Piloto francês sofria de Parkinson e faleceu aos 73 anos.
Vice-Campeão da F-2 Europeia em 1975m Tambay estreou na F-1 em 1977, com um Surtees TS19 no GP da França (não se classificou para o grid). disputando o restante da temporada com um Ensign N177 da Theodore Racing, conquistando três quintos lugares. Tambay também disputou a Can-Am, pela equipe de Carl Haas, conquistando o tÁtulo.
No ano seguinte foi contratado pela McLaren, onde ficou até 1979, mas com o fraco desempenho da equipe, teve um quarto lugar como melhor resultado.
Sem um carro na F-1, voltou para a equipe de Haas na Can-Am, sendo novamente campeão em 1980. Em 1981 retornou a F-1, com a Theodore Racing, fazendo a parte final da temporada pela Ligier.
Em 1982 veio a grande chance na F-1, ao substituir o amigo canadense Gilles Villeneuve, falecido em um acidente nos treinos para o GP da Bélgica, na Ferrari (ele era padrinho de JacquesVilleneuve). Vencendo o GP da Alemanha, marcado pelo grave acidente com o francês Didier Pironi, seu parceiro de equipe.
Tambay fez a sua melhor temporada na F-1 em 1983, vencendo o GP de San Marino, e terminando em quarto no campeonato. Junto com o parceiro e compatriota René Arnoux, levou a Ferrari ao tÁtulo de construtores.
Em 1984 se transferiu para a Renault, conquistando um segundo e dois terceiros em dois anos pela equipe francesa. Sua última temporada na F-1 foi pelo Team Haas em 1986. Marcou seus últimos pontos com o quinto lugar no GP da Áustria.
Ele continuou competindo nos anos seguintes, em provas de endurance e no Rally Dakar. Em 1994 ele teve um breve envolvimento com a equipe Larrousse na F-1, como investidor. Seu filho Adrian Tambay também se tornou piloto, com passagem pelo DTM.
Na F-1 foram 114 GPs, com duas vitórias, 11 pódios, cinco poles e duas melhores voltas. E 103 pontos.