O piloto da Ferrari, Carlos Sainz, que deixará a equipe no final da temporada, afirmou que seu time “simplesmente não executou” no Grande Prêmio de Las Vegas, apesar de conquistar o terceiro lugar, atrás dos dois pilotos da Mercedes. Durante a corrida, Sainz teve discussões acaloradas pelo rádio com seu engenheiro de pista após um incidente confuso no pit lane.
Partindo da segunda posição no sábado à noite, no Circuito da Las Vegas Strip, Sainz caiu para terceiro na volta 26 das 50 previstas, atrás do eventual vencedor George Russell e de Max Verstappen (que garantiu seu quarto título em Las Vegas ao terminar em quinto).
Nesse ponto da corrida, Sainz pedia à Ferrari que o chamasse para uma segunda parada, já que os carros da Ferrari, de Sainz e de seu companheiro Charles Leclerc, estavam sob pressão da Mercedes de Lewis Hamilton – que terminaria em segundo.
Depois de ceder a posição para Leclerc na volta 27, Sainz recebeu a instrução para entrar no pit, apenas para ser avisado de última hora pelo engenheiro que deveria permanecer na pista, obrigando-o a desviar da entrada do pit e retornar à pista.
“O que aconteceu?!” perguntou Sainz, ao que o engenheiro Riccardo Adami respondeu: “Não estávamos prontos”. “Acordem, pessoal, vamos lá!” gritou Sainz em resposta.
Perguntado sobre o incidente após a corrida, Sainz disse: “Simplesmente não executamos bem, de modo geral. Não fizemos uma corrida muito boa. Acho que ficamos uma volta tarde demais nos médios, duas voltas tarde demais nos duros, e quando eu ia parar, tivemos essa confusão na comunicação do rádio na entrada do pit. Isso provavelmente me fez perder aquela volta em que eu estava com os pneus totalmente desgastados, tive que deixar o Charles passar, além dos dois ou três segundos perdidos na entrada do pit. Isso significa muito tempo de corrida perdido, o que talvez significasse que poderíamos ter brigado com o Lewis.”
“Mas isso só mostra que, nesse esporte, você precisa fazer tudo perfeitamente em todos os fins de semana. Temos feito um bom trabalho em estratégia e gerenciamento de corrida ao longo do ano, mas hoje não foi o nosso dia. Não fizemos bem as coisas, e vamos ter que aprender com isso para voltar mais fortes no Catar.”
Um ponto positivo para Sainz e para a Ferrari foi que, com o P3 de Sainz e o P4 de Leclerc contra o P6 de Lando Norris e o P7 de Oscar Piastri em Las Vegas, a Scuderia ganhou 12 pontos em relação à líder McLaren no campeonato de construtores, reduzindo a diferença para 24 pontos com duas corridas restantes, no Catar e em Abu Dhabi.
Questionado sobre como vê as duas corridas finais, Sainz respondeu: “Só precisamos entrar nelas tentando maximizar o que temos. Acho que, nas últimas semanas, fizemos um bom trabalho. Acho que… ontem o máximo foi um P2 na classificação, hoje o máximo foi um P3 na corrida. No Catar, o máximo pode ser um P5 ou P6, porque, com esse carro, em uma pista como o Catar, espero ter dificuldades. Espero que a McLaren e a Mercedes sejam muito fortes, provavelmente até a Red Bull, considerando que também foram fortes na classificação em Austin. Vai ser um fim de semana muito desafiador para nós; por isso, hoje era importante conseguir o máximo de pontos possível, e fizemos isso, considerando o ritmo que tínhamos.”
“Acho que a Mercedes era simplesmente o carro mais rápido, o pacote mais rápido. Acho que George e Lewis fizeram uma corrida muito boa, enquanto nós tivemos muita dificuldade com desgaste excessivo dos pneus, mais do que esperávamos.”
“Isso nos impediu de forçar os pneus, tivemos que economizar tanto que não pudemos usar o ritmo do carro, e simplesmente não fomos rápidos o suficiente. Não foi o nosso dia.”