O heptacampeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton deixará a Mercedes e se juntará à Ferrari na temporada de 2025, anunciaram as equipes na quinta-feira.
Em comunicado no X, antigo Twitter, a Mercedes disse que Hamilton, que tinha contrato com a equipe até o final de 2025, “ativou uma opção de liberação no contrato anunciado no ano passado”.
A Ferrari, por sua vez, anunciou que o piloto britânico se juntaria à equipe com um “contrato plurianual”.
Em comunicado no site da Mercedes, Hamilton disse: “Tive 11 anos incríveis com esta equipe e estou muito orgulhoso do que conquistamos juntos.
“A Mercedes faz parte da minha vida desde os 13 anos. É um lugar onde cresci, então tomar a decisão de sair foi uma das decisões mais difíceis que já tive que tomar.
“Mas é o momento certo para dar esse passo e estou animado para assumir um novo desafio.” O piloto de 39 anos, que compartilha o recorde de maior número de títulos mundiais de F1 com Michael Schumacher, ingressou na Mercedes em 2013, depois de iniciar sua carreira na McLaren em 2007. Seguiu-se um período brilhante para o piloto britânico, durante o qual conquistou seis títulos ao longo de sete anos.
A Mercedes tem lutado para manter seu domínio nas últimas temporadas, mas Hamilton, que terminou em terceiro na classificação de pilotos do ano passado, assinou uma prorrogação de contrato em agosto, mantendo-o na equipe até o final da temporada de 2025. No entanto, em um movimento chocante relatado pela primeira vez pela Sky Sports e pela mídia espanhola na quinta-feira, Hamilton agora se juntará a um dos grandes rivais dos Silver Arrows.
“Sabíamos que nossa parceria chegaria ao fim naturalmente em algum momento, e esse dia chegou”, disse o chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff.
“Aceitamos a decisão de Lewis de buscar um novo desafio e é emocionante contemplar nossas oportunidades para o futuro.”
A Mercedes terminou em segundo lugar na classificação de construtores da temporada passada, três pontos à frente da Ferrari, em terceiro, mas ambas as equipes estavam bem atrás da equipe superior da Red Bull.
Hamilton se juntará a Charles Leclerc na Ferrari em 2025, substituindo Carlos Sainz. Escrevendo no X, o piloto espanhol confirmou que deixará a equipe no final de 2024 e fará um anúncio sobre seu futuro “no devido tempo”.
Falando à Amanda Davies da CNN Sport na quinta-feira, Phil Duncan, colaborador da CNN e correspondente de F1 da Press Association, disse: “Lewis Hamilton passou dois anos sem vencer [um Grande Prêmio], o que para ele é basicamente sem precedentes, algo que ele nunca teve que fazer. lidar em sua carreira.
“Aos 39 anos, ele provavelmente está pensando que esta é sua última grande chance, sua última grande mudança e sua última chance de pilotar pela Ferrari – uma equipe que sempre o atraiu… Esta é provavelmente a maior transferência na história da Fórmula 1 e realmente dá uma nova vida ao esporte.”
Fonte: CNN