Fórmula-1: McLaren MP4/5B de Senna dará uma volta em Interlagos em homenagem ao Grande Prêmio de São Paulo

O Grande Prêmio de São Paulo (01 a 03 de novembro) celebrará os 30 anos do legado do herói brasileiro da F1, Ayton Senna, este ano com uma série de homenagens, incluindo o icônico McLaren MP4/5B indo para a pista de Interlagos.

Como parte da iniciativa SENNA SEMPRE (SENNA PARA SEMPRE), a Honda e a McLaren estão trazendo o carro original com o qual Senna venceu o campeonato de pilotos de 1990 para o Brasil, onde ele dará uma volta na pista ao som do lendário tema da vitória durante o fim de semana da corrida.

A identidade do piloto ao volante será anunciada antes da apresentação e, após a volta, o MP4/5B será exibido perto das garagens dos boxes, dando àqueles a caminho do Pitlane Walk uma visão exclusiva desta peça icônica da história da F1.

Esta iniciativa da Honda e da McLaren celebra a carreira vitoriosa de Senna, três décadas de seu incrível legado e sua profunda conexão com os fãs brasileiros. Os participantes também são convidados a se vestir com as cores verde e amarelo e participar da celebração de um dos maiores ídolos esportivos do Brasil.

O MP4/5B fez parte da parceria de enorme sucesso entre a McLaren e a Honda entre 1988 e 1992 e deixou uma marca permanente na história do esporte.

Durante essa era de sucesso sem precedentes, a McLaren-Honda venceu impressionantes 44 das 80 corridas em que competiu, e Senna foi coroado campeão mundial em 1988, 1990 e 1991 com a equipe.

Ao longo de 10 anos no esporte, Senna conquistou três títulos de pilotos, 65 pole positions, marcou mais de 600 pontos, colecionou 80 pódios e 41 vitórias.

Além de deixar sua marca na pista, o corredor profundamente espiritual deixou um legado inspirador, tendo doado milhões de sua fortuna pessoal para ajudar crianças carentes em seu Brasil natal, ao mesmo tempo em que lançou as bases para uma instituição de caridade que leva seu nome.

Em novembro de 1994, apenas alguns meses após seu trágico acidente em Imola — que levou a três dias de luto nacional e cerca de meio milhão de pessoas indo às ruas para seu funeral — o Instituto Ayrton Senna foi oficialmente formado pela família de Senna.

Fonte: F1