Para delÁrio da torcida holandesa, que desde 1985 não via uma etapa da F-1 em casa, Max Verstappen (Red Bull) conquistou a pole-position para o GP da Holanda, no Circuito de Zandvoort, 13ª etapa da temporada. Foi a sétima pole de Verstappen no ano, e decima na categoria. Na Q3 o piloto do Red Bull RB16B #33 marcou o tempo de 1m08885, se tornando o primeiro holandês a sair na pole em casa.
LÁder do campeonato o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) fecha a primeira fila. O finlandês Valttteri Bottas (Mercedes) abre a segunda fila, seguido pelo francês Pierre Gasly (Alpha auri).
A dupla da Ferrari, o monegasco Charles Leclerc e o espanhol Carlos Sainz Jr. formam a terceira fila. Em sua melhor posição de largada o italiano Antonio Giovinazzi (Alfa-Romeo) divide a quarta fila com o francês Esteban Ocon (Alpine).
O espanhol Fernando Alonso (Alpine) e o australiano Daniel ricciardo (McLaren) fecham os dez primeiros.
A prova teve duas bandeiras vermelhas nos minutos finais do Q2, ambas protagonizadas pela dupla da Williams, o britânico George Russell e o canadense Nicolas Latifi.
Substituindo o finlandês Kimi Raikkonen (que testou positivo para a Covid-19) na Alfa-Romeo o polonês Robert Kubica ainha na 16ª posição.
A largada está marcada para Á s 10h (de BrasÁlia) deste domingo. Com transmissão ao vivo da Band.