Charles Leclerc terminou a sexta-feira no Grande Prêmio da Emilia-Romagna no topo, após marcar a volta mais rápida no segundo treino, liderando sobre Oscar Piastri e Yuki Tsunoda.
Após uma primeira sessão intrigante, Esteban Ocon liderou a saída no início do FP2 às 17h00, com muitos pilotos indo para a pista logo no início.
Nico Hulkenberg enfrentou problemas com seu Haas, e os carros da Williams tiveram um início lento, permanecendo nos boxes. Na pista, houve bastante ação, com Fernando Alonso insatisfeito ao encontrar Lewis Hamilton lento no traçado, enquanto Leclerc pediu ao engenheiro para verificar a direção de seu Ferrari, apesar de liderar a tabela de tempos após as primeiras voltas.
Nos últimos minutos da sessão, Leclerc conseguiu uma volta de 1:15.906, com Piastri 0.192s atrás para a McLaren em P2, e Tsunoda em terceiro.
Hamilton ficou em P4 à frente de George Russell, com Carlos Sainz em sexto. Verstappen terminou em sétimo após uma sessão difícil, seguido por Sergio Perez, que irritou Leclerc ao se mover lentamente no traçado.
Hulkenberg foi o melhor Haas em nono, à frente de Fernando Alonso em décimo. Daniel Ricciardo foi o 11º mais rápido com sua Alpha Tauri, seguido por Lando Norris. Lance Stroll ficou em 13º, seguido pelos pilotos da Alpine, Esteban Ocon e Pierre Gasly.
Valtteri Bottas ficou em P16, com Kevin Magnussen em 17º após ceder seu carro a Oliver Bearman no FP1. Alex Albon e Logan Sargeant, da Williams, terminaram em P18 e P20, com Zhou Guanyu entre eles em P19.
Com o primeiro dia de ação concluído, os pilotos e equipes revisarão os dados antes do terceiro treino no sábado às 12h30, seguido pela qualificação à tarde.