Fórmula-1: Leclerc explica como ‘tudo deu errado’ após desafio inicial pela liderança em Las Vegas

Charles Leclerc ficou para refletir sobre o que poderia ter sido no final do Grande Prêmio de Las Vegas após passar de um desafio pela liderança para terminar onde começou, em quarto lugar.

Leclerc chamou a atenção quando as luzes se apagaram, ultrapassando Pierre Gasly da Alpine e seu companheiro de equipe Carlos Sainz na Ferrari na primeira curva, antes de lançar um ataque ao líder George Russell.

Após uma tentativa de ultrapassagem fracassada na Mercedes, Leclerc caiu para trás e logo foi ultrapassado pelos carros que havia ultrapassado – as lutas com seus pneus médios, que havia empurrado demais, o forçaram a entrar nos pits na 10ª volta das 50.

Leclerc se saiu melhor nos dois próximos stints com pneus duros, mas não conseguiu alcançar mais do que o quarto lugar, cruzando a linha entre Sainz e o campeão mundial de 2024 Max Verstappen, que ele ultrapassou com algumas voltas de antecedência.

“Quero dizer, eu estava muito animado no início [em] segundo lugar, mas infelizmente tudo começou a dar muito errado muito rapidamente, porque eu desgastei demais os pneus”, disse Leclerc. “Nos outros dois stints de pneus duros, fomos muito fortes, mas perdemos muito tempo no primeiro [stint].”

Em uma entrevista à Sky Sports F1, Leclerc foi questionado sobre as mensagens de rádio frustradas que enviou à Ferrari após a corrida, tendo voltado de sua segunda parada à frente de Sainz antes de ser ultrapassado quase imediatamente.

“Quero dizer, toda vez que há esse tipo de frustração, obviamente não há o contexto para todos”, comentou ele. “Não há necessidade de eu entrar em detalhes de tudo o que é discutido. Não vou discutir mais sobre isso.”

“Frustrante, sim, mas isso não muda nada para a equipe. Está tudo bem. Acho que fiz minha parte na primeira etapa, obviamente. Quando tive os pneus que estavam completamente acabados, não quis lutar naquele momento, deixei Carlos passar. O resto vamos discutir dentro da equipe.”

Questionado se sentia que Sainz havia sido favorecido pela equipe, ele acrescentou: “Não, não, não, não é sobre favorecer um ou outro, é sobre coisas que nos foram ditas. Mas tudo bem. Já disse demais, então não quero entrar em detalhes.”

Os resultados de P3 e P4 da Ferrari significam que agora estão apenas 24 pontos atrás dos líderes do campeonato, McLaren, que terminaram em sexto e sétimo lugar com Lando Norris e Oscar Piastri, respectivamente.

“É bom”, disse ele sobre a situação. “No entanto, talvez tenhamos esperado um pouco mais ao entrar no fim de semana. Sabíamos que seria uma boa corrida para nós. Tínhamos a preocupação com o aquecimento dos pneus, o que foi confirmado. A Mercedes foi simplesmente muito, muito forte, e forte demais para nós hoje.”