Os pilotos da Ferrari, Carlos Sainz e Charles Leclerc, analisaram suas chances de reduzir a diferença para a rival McLaren no Campeonato de Construtores durante o próximo Grande Prêmio de Las Vegas. Com apenas três corridas restantes, a Scuderia está 36 pontos atrás da McLaren na luta pelo título.
A McLaren assumiu a liderança do Campeonato de Construtores da Red Bull no GP do Azerbaijão, em setembro. No entanto, um forte desempenho da Ferrari os colocou à frente da Red Bull na disputa pelo segundo lugar no GP da Cidade do México, iniciando sua perseguição à McLaren.
Com o piloto da McLaren, Oscar Piastri, apontando a Ferrari como favorita para o GP de Las Vegas – a segunda edição do evento no circuito da Las Vegas Strip – Leclerc e Sainz minimizaram as expectativas para o fim de semana.
“O clima na equipe está muito calmo,” disse Leclerc sobre o ambiente na Ferrari, enquanto a equipe busca seu primeiro título de construtores desde 2008. “Todo mundo está muito tranquilo, e isso é algo realmente bom. Acho que não era assim um ou dois anos atrás. O sentimento era muito diferente. Ficávamos muito empolgados ou afetados pelo que estava acontecendo. Agora, isso não acontece mais.”
“Sinto que estamos muito mais sólidos como equipe e não nos deixamos levar pelas emoções. Permanecemos constantes, e isso é graças ao Fred, especialmente,” acrescentou Leclerc, referindo-se à influência do chefe da equipe, Fred Vasseur.
“Estamos calmos, tentando focar passo a passo, resolvendo um problema de cada vez. Temos uma corrida para vencer neste fim de semana e faremos o nosso melhor para alcançar isso.”
Com temperaturas frias previstas para as sessões de classificação e corrida no deserto de Nevada, Sainz destacou que isso pode ser um fator decisivo no resultado do fim de semana.
“Olhando para o layout do circuito, você diria que sim, a Ferrari deve ser competitiva, ou pelo menos estar na disputa,” comentou Sainz. “Mas, quando você sente as temperaturas e sabe o quanto temos dificuldade para aquecer os pneus este ano, então definitivamente não. Então, temos dois fatores – veremos como eles vão se combinar e quem vai se sair melhor neste fim de semana.”
Falando sobre as chances da Ferrari no Campeonato de Construtores, Sainz disse: “Acho que estamos na disputa, mas ao mesmo tempo, precisamos que a McLaren cometa alguns erros.
“Se eles não errarem daqui até o final, não importa se vencermos e ficarmos em segundo em todas as corridas, acho que a McLaren provavelmente ainda consegue manter a vantagem. Além disso, há duas pistas [no Catar e em Abu Dhabi] que são mais favoráveis à McLaren do que à Ferrari. Esta [Las Vegas] é mais Ferrari do que McLaren, mas, ao mesmo tempo, as temperaturas não ajudam, então veremos como vai se desenrolar.”
“Adoraria vencer o campeonato pela Ferrari este ano,” acrescentou Sainz, que deixará a equipe para se juntar à Williams no próximo ano. “Acho que seria uma ótima maneira de encerrar a temporada. Ao mesmo tempo, passamos por uma fase muito difícil no meio da temporada, que pode nos custar caro. Veremos como lidaremos com isso agora.”