O piloto e engenheiro francês Jean-Pierre Jabouille, que em 1979 deu Á Renault sua primeira vitória na Fórmula 1, morreu aos 80 anos.
A equipe Alpine, da Renault, lamentou sua morte na quinta-feira (2 de fevereiro) e homenageou o bicampeão como pioneiro cuja vitória em Dijon-Prenois também foi a primeira na Fórmula 1 para um carro com motor turbo.
“Ele liderou a jornada da Renault na F1 em 1977 com sua atitude resiliente e ousadaâ€, disse a equipe.
“Sua determinação e dedicação ao sucesso inspiraram muitos… estamos onde estamos hoje por causa de Jean-Pierre e seu legado continua vivo.”
Jabouille fez 49 largadas na Fórmula 1 – estreando em seu Grande Prêmio em Le Castellet com a Tyrrell em 1975 antes de competir pela Renault de 1977-80.
Apesar de Jabouille se tornar o primeiro piloto francês a vencer em casa em 30 anos, a corrida de 1979 é amplamente lembrada pela emocionante batalha pelo segundo lugar entre Rene Arnoux, da Renault, e Gilles Villeneuve, da Ferrari.
Jabouille quebrou a perna em um acidente no Canadá em 1980 e se aposentou após três corridas com a Ligier em 1981. Sua segunda vitória veio no Oesterreichring da Áustria em 1980.