Fórmula-1: “Isso o coloca entre os maiores de todos os tempos” – Horner elogia Verstappen

O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, encheu de elogios o agora tetracampeão mundial Max Verstappen, chamando a temporada de 2024 de sua “melhor e mais difícil” campanha e destacando que seu feito “o coloca entre os maiores de todos os tempos.”

Verstappen garantiu seu quarto título consecutivo com o quinto lugar em Las Vegas, terminando à frente de seu rival Lando Norris e conquistando a taça com dois finais de semana de corrida ainda pela frente.

A base para este último título mundial foi o desempenho de Verstappen no início da temporada, quando venceu quatro das cinco primeiras corridas e sete das 10 primeiras – mas igualmente importante foi a forma como ele conseguiu maximizar seus resultados nos dias em que a vitória estava fora de alcance.

Horner, que acompanhou todos os quatro títulos de Verstappen, supervisionando sua evolução de jovem promessa a vencedor de corridas e campeão mundial, não poupou elogios à capacidade de seu piloto de aproveitar cada oportunidade.

“Foi um ano cheio de altos e baixos, e Max foi verdadeiramente excepcional,” disse Horner à Sky Sports F1. “Começamos com tudo, tivemos um verão muito difícil, mas ele continuou acertando os resultados. Ele venceu oito Grandes Prêmios, mais do que o dobro de qualquer outro piloto. Ele foi simplesmente extraordinário.”

“Acho que este foi seu melhor e mais difícil campeonato. Ele mostrou maturidade, entregou resultados nos dias em que o carro não estava no nível ideal, e não há ninguém mais merecedor deste título do que Max.”

Embora o quarto título de Verstappen não tenha sido decidido na última corrida, como seu primeiro em 2021, pode ser considerado o mais difícil, pois ele nem sempre teve o melhor carro – ou mesmo o segundo melhor. Ainda assim, o piloto da Red Bull nunca terminou fora dos seis primeiros, exceto pela única desistência por falha mecânica na Austrália, demonstrando uma consistência notável, considerando o equilíbrio entre as quatro principais equipes.

“Ele tem uma quantidade insana de talento natural e habilidade, além de mais fome de vencer do que qualquer piloto que já vi,” continuou Horner. “A dedicação, a aplicação, a autoconfiança – essa combinação criou um dos pilotos mais fenomenais que já vi. Quando vencemos quatro títulos pela primeira vez com Seb [Vettel], achei que nunca repetiríamos isso. Depois, a vitória em 2021 foi enorme. E agora, estar aqui com Max com quatro títulos consecutivos também, o coloca em um grupo muito seleto de campeões. Ele está, sem dúvida, entre os maiores de todos os tempos.”

Dado os desafios enfrentados pela equipe de Milton Keynes em várias partes do ano – notadamente em Monza e Baku, onde Verstappen classificou seu carro como “incontrolável” – Horner também destacou o quanto o tetracampeão tem sido uma inspiração para a equipe ao seu redor.

“Da maneira como ele pilotou este ano, quando entra no carro, ele dá 110% e tem feito isso fim de semana após fim de semana,” afirmou Horner.

“E claro, ele tem uma equipe incrível de homens e mulheres ao seu lado, mas ele liderou essa inspiração do cockpit, especialmente nos dias difíceis.”