Lewis Hamilton apresentou um semblante abatido após sair do pódio nas etapas finais de um dramático Grande Prêmio do Canadá, que começou molhado e terminou seco, encerrando o que ele descreveu como “um fim de semana bastante ruim para mim”.
Hamilton bateu Max Verstappen da Red Bull e seu companheiro de equipe George Russell na última sessão de treinos de sábado, enquanto o Mercedes atualizado mostrava um ritmo melhorado, mas ele não conseguiu acompanhar a dupla quando a classificação chegou, em meio a dificuldades relacionadas aos pneus.
Enquanto Russell venceu Verstappen na pole com tempos idênticos, Hamilton teve que se contentar com a sétima posição no grid e passou a primeira parte da corrida atrás da Aston Martin de Fernando Alonso, inicialmente fora da disputa pelo pódio.
Hamilton conseguiu progredir à medida que a corrida se desenvolvia, mostrando um ritmo particularmente forte após ele e Russell terem parado para trocar pneus durante o último Safety Car, o que levou a uma empolgante batalha interna até a linha de chegada.
Mas foi Russell quem venceu essa disputa na penúltima volta, deixando o sete vezes campeão mundial cruzar a linha na quarta posição e refletir sobre o que poderia ter sido se o seu fim de semana tivesse sido mais tranquilo.
“Não foi uma corrida positiva para mim”, disse ele após sair do carro. “Pareceu uma das minhas piores corridas que já tive. Alguns momentos de boa velocidade, mas, no fim das contas, um fim de semana bastante ruim para mim.”
“Obviamente, qualifiquei-me [em sétimo], me coloquei lá atrás, depois fiquei preso atrás do Fernando por um longo, longo tempo, como era de se esperar. Depois disso, perdi muito terreno, depois perdi mais um monte de terreno, saí da pista e…”
“Enfim, o positivo é que o carro está progredindo, está avançando. Acho que se eu tivesse me qualificado da maneira que deveria, estaria competindo pela vitória, então é por isso que é bastante frustrante.”
Hamilton, seis vezes pole-position e sete vezes vencedor de corridas no Circuito Gilles Villeneuve, então explicou por que sentiu que seu fim de semana desmoronou durante a sessão de qualificação crucial.
“Bem, os pneus estavam funcionando ao longo do fim de semana, então chegamos à qualificação e, toda vez que eu saía da garagem, meus pneus estavam, por alguma razão, abaixo da temperatura,” ele explicou.
“Cada conjunto estava dois ou três graus abaixo do que deveria estar, e você não consegue recuperar e eu não consegui ativar os pneus depois disso. Isso é algo que realmente precisamos investigar, porque algo aconteceu com os cobertores, eu acho.”
Hamilton está em oitavo no campeonato de pilotos, uma posição e 14 pontos atrás de Russell, enquanto a Mercedes permanece em quarto lugar na classificação de construtores, atrás de McLaren, Ferrari e da líder Red Bull.