Isack Hadjar fará sua estreia na Fórmula 1 em 2025 e assumirá a vaga final no grid após fechar um acordo para se tornar companheiro de equipe de Yuki Tsunoda na RB.
O júnior da Red Bull Hadjar impressionou em sua segunda temporada na série de alimentação F2, terminando em segundo lugar para Gabriel Bortoleto, que vai para a Kick Sauber, com a Campos Racing.
Depois que Sergio Perez se separou da Red Bull antes de 2025 e Liam Lawson assumiu a RB em seu lugar, havia uma vaga na RB.
A Red Bull optou por fazer de Hadjar o 19º piloto promovido à F1 de seu programa júnior, que começou em 2001.
Ele segue os passos dos quatro vezes campeões mundiais Max Verstappen e Sebastian Vettel, bem como do oito vezes vencedor de corridas Daniel Ricciardo.
“Estou muito animado para assumir meu novo papel na VCARB”, disse Hadjar. “Isso é enorme para mim, minha família e todas as pessoas que acreditaram em mim desde o começo.
“A jornada do kart através das classificações em monopostos, até agora estar na Fórmula 1 é o momento em que trabalhei durante toda a minha vida – é o sonho.
“Sinto que estou entrando em um universo totalmente novo, dirigindo um carro muito mais rápido e correndo com os melhores pilotos do mundo.
“Será uma grande curva de aprendizado, mas estou pronto para trabalhar duro e fazer o melhor que puder pela equipe.
“Estou ansioso para trabalhar e aprender com Yuki. Sempre o admirei, ele passou pelo programa júnior da Red Bull como eu e compartilhamos um caminho semelhante para a F1. Ele é muito experiente e será bom aprender com ele.”
O diretor da equipe, Laurent Mekies, disse: “Estamos animados por ter Isack conosco no ano que vem, trazendo uma dinâmica nova e renovada para a equipe ao lado de Yuki em 2025.
“Sua jornada para a Fórmula 1 foi nada menos que extraordinária. Ele demonstrou um crescimento notável, com uma série de resultados impressionantes nas categorias de monopostos juniores.
“Ele tem o talento e a motivação necessários para competir no mais alto nível, e temos total confiança de que ele se adaptará rapidamente e causará um impacto significativo.
“Acredito que Isack e Yuki formarão uma ótima equipe. Yuki traz uma experiência inestimável para a equipe. Ele demonstrou incrível resiliência e maturidade, o que será crucial para a equipe enquanto nos esforçamos para atingir todas as nossas metas e objetivos em 2025.”
O CEO Peter Bayer acrescentou: “Primeiramente, devemos parabenizar Liam por sua ascensão à Red Bull Racing. Como uma equipe irmã e como uma incubadora de talentos da Fórmula 1, nosso objetivo estratégico é promover e nutrir nossos pilotos em preparação para esta próxima etapa.
“Com sua mudança e trazendo Isack para a VCARB, é uma prova do nosso compromisso de longa data em desenvolver os melhores jovens pilotos no automobilismo, bem como uma prova de conceito do programa júnior da Red Bull.
“Ter um piloto mais jovem apoia nossa missão de falar com um público mais jovem, então estamos ansiosos para trazer fãs novos e existentes na jornada conosco.”