Apesar de regra de corridas no sábado ainda não ter sido aprovada, CEO da categoria, Stefano Domenicali, confirma que circuito britânico servirá de laboratório para experiência em 2021
O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, revelou, nesta quinta-feira, que Silverstone será um dos circuitos a receber uma das três corridas classificatórias em teste na categoria na temporada 2021.
O formato, que ainda não foi aprovado mas que conta com o apoio das equipes, promete mudar o fim de semana de GP, com a classificação original sendo realizada na sexta-feira, uma corrida classificatória no sábado e a corrida principal no domingo.
Além de servir para definir o grid da prova principal no domingo, a disputa de sábado seria menor, com 100km ou 1/3 da distância de um GP normal (com duração de cerca de meia hora), mas também recompensando os pilotos com pontos.
– Estamos finalizando os meandros disso. Com certeza não queremos tirar o prestÁgio do Grande Prêmio de domingo. Esse continuará sendo o clÁmax do fim de semana. Teremos a classificação o na sexta-feira e a corrida classificatória no sábado. Assim teremos uma ação significativa um dia antes da corrida. Isso dará aos fãs, mÁdia e emissoras mais conteúdo. Vai durar cerca de meia hora. Não haverá celebração do pódio. Isso vai esperar até domingo. Mas os pontos serão atribuÁdos – a quantidade ainda será decidida – para o campeonato mundial e para determinar o grid para a corrida de domingo. Mas o que posso adiantar é que Silverstone receberá uma corrida classificatória – afirma o italiano CEO da categoria.
A intenção inicial da categoria era experimentar esse formato em três provas na temporada 2021: Montreal (Canadá), Monza (Itália) e Interlagos (Brasil). Mas com a confirmação de Silverstone, um dos três circuitos acima deve sair dos planos da F1.
Em fevereiro, as equipes não aprovaram inicialmente a proposta e pediram mais detalhes de como o formato seria implantado. Mas a questão foi evoluindo e os times devem bater o martelo a favor das corridas classificatórias nesta ou na próxima semana em reuniões no Bahrein.
Uma das questões envolvidas nas discussões é a distribuição de pontos nas corridas classificatórias. Uma das possibilidades aventadas é a de as provas de sábado valerem metade da pontuação normal de um GP, ou seja, com um sistema de 12,5 pontos – 9 – 7,5 – 6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1 – 0,5 para os dez primeiros colocados.
Ideia não é nova, mas teve rejeição em anos anteriores
A ideia de se realizar corridas classificatórias faz parte de uma vontade da F1, principalmente do diretor técnico Ross Brawn, em proporcionar mais variantes aos fins de semana e eventualmente “bagunçar” a ordem normal do grid, com os favoritos largando mais atrás nos domingos.
Em 2019 e 2020, a ideia surgiu atrelada a corridas com grid invertido – onde a ordem do campeonato seria invertida para montar o grid de largada. A sugestão foi discutida, mas nunca ganhou apoio suficiente em nenhuma das ocasiões.
A Mercedes se opÁ´s particularmente Á ideia, sugerindo que o esporte não deveria buscar meios artificiais para aumentar os nÁveis de excitação e imprevisibilidade na maior categoria do automobilismo. A diferença para esta última proposta, e que conquistou o apoio das equipes, é que a ordem de largada seria definida pelos resultados de desempenho da qualificação.
Fonte: globoesporte.globo.com