Max Verstappen descreveu o desempenho da Red Bull em voltas rápidas como “bem distante” do necessário após um primeiro dia complicado de treinos para o Grande Prêmio de Las Vegas, que o atual campeão mundial terminou na 17ª posição.
O holandês registrou uma volta com pneus macios pouco antes do Williams de Alex Albon causar uma bandeira vermelha no meio da sessão do TL2 na noite de quinta-feira e não conseguiu melhorar depois disso, ficando dois segundos atrás do tempo mais rápido, estabelecido por Lewis Hamilton, da Mercedes.
Ao ser questionado sobre o dia e se a Red Bull ainda não mostrou seu potencial, Verstappen respondeu: “Sim, [foi] escorregadio. Acho que tivemos muita dificuldade para fazer os pneus funcionarem, especialmente em uma volta. A simulação de corrida começou um pouco mais competitiva, mas mesmo aí precisamos ajustar algumas coisas. O ritmo de uma volta está bem longe.”
“Claro, são condições bem únicas por aqui e está muito frio, mas, no fim das contas, é o mesmo para todos, então precisamos entender o que estamos fazendo de errado no momento.”
Sobre se há uma direção clara para trabalhar durante a noite, ele acrescentou: “Para mim, parece algo muito relacionado aos pneus. O equilíbrio do carro nem está tão errado, acho, mas simplesmente não temos aderência – é como dirigir no gelo no momento.”
Sergio Pérez, no outro lado da garagem da Red Bull, teve uma experiência semelhante e concordou com os comentários de seu companheiro de equipe, esperando que a equipe consiga “seguir na direção certa” antes do treino final.
“Temos trabalho a fazer em voltas rápidas”, disse Pérez. “A simulação de corrida pareceu um pouco mais promissora, mas precisamos trabalhar para tentar realmente explorar tudo, porque não estamos onde queremos. Especialmente em uma volta, temos muito o que fazer. Sabemos que aqui [sábado e a corrida] é o mais importante, porque dá para ultrapassar e tudo mais. Será muito crítico conseguir um bom ritmo.”
Quanto às dificuldades específicas da Red Bull em voltas rápidas, Pérez comentou: “Acho que principalmente com o equilíbrio. Em baixa velocidade, a traseira está saindo muito. Reduzimos bastante a asa traseira, e isso tornou as coisas bem difíceis nas curvas de baixa.”
Verstappen chega ao fim de semana com uma vantagem de 62 pontos sobre Lando Norris, da McLaren, no campeonato de pilotos, o que lhe dá uma primeira chance de conquistar o título. Enquanto isso, a Red Bull ocupa a terceira posição no campeonato de construtores, atrás de Ferrari e McLaren.