A dupla da Williams, Alex Albon e Franco Colapinto, recebeu penalidades de cinco posições no grid para o Grande Prêmio de Abu Dhabi depois que a equipe substituiu componentes das caixas de câmbio de ambos os carros.
Encerrando uma sequência difícil de corridas para a equipe de Grove, os dois pilotos estão com novo câmbio para a última etapa de 2024 – cada temporada permite a alocação de cinco desses componentes.
Albon e Colapinto sofreram recentemente diversos acidentes danosos, principalmente nas condições de chuva no Brasil e durante a classificação no exigente circuito de rua de Las Vegas, o que impactou o orçamento da equipe para o próximo ano.
Para garantir que possam finalizar a temporada, a Williams forneceu a Albon sua sexta alocação de componentes de câmbio, enquanto seu companheiro de equipe argentino recebeu sua sétima.
Em um documento publicado pelos comissários, foi confirmado que a Williams violou o Artigo 29.2 do Regulamento Esportivo da Fórmula 1 da FIA, e a penalidade será aplicada na próxima corrida em que cada piloto participar.
A equipe de Grove substituiu, especificamente, não apenas os cases e cassetes das caixas de câmbio, mas também o sistema de transmissão, os componentes de troca de marcha e os componentes auxiliares antes do encerramento da temporada.
Com a equipe aparentemente consolidada na nona posição no campeonato de construtores, o foco agora está em encerrar o GP à frente da chegada de Carlos Sainz para o teste pós-temporada, programado para acontecer na próxima semana.