Lewis Hamilton (Mercedes) venceu o GP de São Paulo, em Interlagos, 19ª etapa da temporada. Foi a sua sexta vitória de Hamilton no ano, e 101ª na categoria. O holandês Max Verstappen (Red Bull) e o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) completaram o pódio.
Depois de ser desclassificado, devido uma irregularidade na asa traseira, e cair da pole para a última posição para a Corrida Classificatória, e terminar em quinto, ser punido com cinco posições no grid para o Grande Prêmio (por torce em componentes do motor), e alinhar em décimo, o dono de sete tÁtulos mundiais de F-1 fez uma das suas maiores provas.
Segundo no grid Verstappen fez uma grande largada e assumiu a ponta na segunda curva, com o pole Bottas escorregando na curva, sendo superado pelo mexicano Sergio Pérez (Red Bull). Hamilton ganhou três posições, de décimo para sétimo. O britânico Lando Norris (McLaren) e o espanhol Carlos Sainz Jr. (Ferrari) se enroscaram, com Norris tendo um pneu furado.
Em duas voltas Hamilton passou as duas Ferrari, de Sainz Jr. e o monegasco Charles Leclerc, alcançando o quarto lugar. Na quinta volta Bottas abriu para o parceiro de equipe assumir o terceiro lugar.
Na sexta volta o Safety-Car foi acionado, devido a pedaços de fibra de carbono do Alpha Tauri do japonês Yuki Tsunoda espalhados pela pista, após um toque com o canadense Lance Stroll (Aston Martin) Os carros passaram pelo pit lane durante o Safety-Car.
Na 10ª volta a prova recomeçou, com Verstapen na liderança seguido por Pérez, Hamilton e Bottas. Duas voltas depois o Safety-Car Virtual foi acionado, por detritos do Haas do alemão Mick Schumacher, depois de um toque com o finlandês Kimi Raikkonen (Alfa-Romeo) na relargada. A bandeira verde foi agitada na 15ª volta.
Enquanto Verstappen abria uma vantagem de 3,8 segundos, Hamilton partia para cima de Pérez. Na 18ª volta o piloto o carro #44 conseguiu superar o mexicano na curva dois, que duas curvas depois deu o troco. Na volta seguinte Hamilton ultrapassou Pérez na curva um, pelo segundo lugar.
Na 27ª volta Hamilton foi o primeiro dos lÁderes a entrar nos boxes, para a troca de pneus. Trocando para os duros, em 2,4 segundos. Verstappen parou na volta seguinte, também em 2s4. O holandês voltou com 1s6 de vantagem sobre Hamilton.
LÁder provisório Pérez parou na 29ª volta, deixando Bottas em primeiro. Na volta seguinte o SCV foi acionado mais uma vez, por detritos do carro de Stroll. Bottas deu sorte e fez a sua parada, voltando Á frente de Pérez, em terceiro.
Na 40ª volta Verstappen e Hamilton vinham superados por apenas um segundo, quando a Mercedes perguntou ao britânico qual tipo de pneu ele preferia na próxima parada. Na seguinte Verstappen entrou nos pits, colocando um novo jogo de pneus duros. Bottas parou uma volta depois, e Pérez na 42ª volta. Hamilton fez a sua segunda parada na 44ª volta, voltando Á pista 1s5 atrás de Verstappen.
Mais rápido Hamilton partiu em busca da vitória, e na 48ª volta colocou o carro por fora na curva 4, com Verstappen espremendo o Mercedes, que escapou da pista. O holandês também deu uma escapada da pista, mas manteve a liderança. Um rápida mensagem dos comissários descartou uma investigação.
Hamilton continuou no encalço de Verstappen, com a diferença em menos de um segundo. Na 58ª volta, novamente na curva 4, Hamilton tentou a ultrapassagem, mas o holandês se defendeu, ziguezagueando. Na volta seguinte, na mesma curva 4, Hamilton abriu o DRS, e assumiu a ponta, enquanto Verstappen levava uma bandeira preta e branca, de advertência (devido ao ziguezague na volta anterior).
Hamilton abriu uma confortável vantagem nas voltas finais, vencendo com 10s4 de frente sobre Verstappen. Bottas completou o pódio.
Pérez terminou em quarto, marcando a melhor volta (e ficando com o ponto extra), depois de um pit stop na penúltima volta, para pneus macios. Leclerc foi quinto colocado, seguido por Sainz. Â
O francês Pierre Gasly (Alpha Tauri), a dupla da Alpine, o francês Esteban Ocon e o espanhol Fernando Alonso, e Norris, em uma corrida de recuperação, fecharam a zona de pontos.
Na volta de comemoração Hamilton parou o Mercedes e pegou uma bandeira brasileira, para delÁrio da multidão que lotou o autódromo paulista, que lembrou de Ayrton Senna, de quem Hamilton é fã declarado. Muito emocionado Hamilton levou a bandeira para o pódio.
Verstappen lidera o campeonato com 332,5 pontos, seguido por Hamilton com 318,5.
A próxima etapa, o GP do Catar, no Circuito Internacional de Losail, acontece no dia 21 de novembro.
Final:
1 – Lewis Hamilton (Mercedes) – 71 voltas 1’32’22″851
2 – Max Verstappen (Red Bull Honda) – 10″496
3 – Valtteri Bottas (Mercedes) – 13″576
4 – Sergio Perez (Red Bull Honda) – 39″940
5 – Charles Leclerc (Ferrari) – 49″517
6 – Carlos Sainz (Ferrari) – 51″820
7 – Pierre Gasly (AlphaTauri Honda) – 1 volta
8 – Esteban Ocon (Alpine Renault) – 1 volta
9 – Fernando Alonso (Alpine Renault) – 1 volta
10 – Lando Norris (McLaren Mercedes) – 1 volta
11 – Sebastian Vettel (Aston Martin Mercedes) – 1 volta
12 – Kimi RÁ¤ikkÁ¶nen (Alfa Romeo Ferrari) – 1 volta
13 – George Russell (Williams Mercedes) – 1 volta
14 – Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo Ferrari) – 1 volta
15 – Yuki Tsunoda (AlphaTauri Honda) – 1 volta *
16 – Nicholas Latifi (Williams Mercedes) – 1 volta
17 – Nikita Mazepin (Haas Ferrari) – 2 voltas
18 – Mick Schumacher (Haas Ferrari) – 2 voltas
Votla mais rápida: Sergio Perez, 1m11s010 na volta 71
* 10 segundos de punição
Abandonos:
Daniel Ricciardo (McLaren Mercedes) – 50 voltas
Lance Stroll Aston Martin Mercedes – 40 voltas
Campeonato, pilotos:
1.Verstappen 332,5 pontos; 2.Hamilton 318,5; 3.Bottas 203; 4.Perez 178; 5.Norris 151; 6.Leclerc 148 ; 7.Sainz 139,5; 8.Ricciardo 105; 9.Gasly 92; 10.Alonso 62
Campeonato, construtores:
1.Mercedes 521,5 pontos; 2.Red Bull 510,5; 3.Ferrari 287,5; 4.McLaren 256; 5.Alpine 112; 6.AlphaTauri 112; 7.Aston Martin 68; 8.Williams 23; 9.Alfa Romeo 11; 10.Haas 0