Fórmula-1: Binotto diz que Sauber teve conversas com Mick Schumacher antes de decidir por Bortoleto

O chefe da equipe Sauber, Mattia Binotto, admitiu que Mick Schumacher foi um “forte candidato” a uma vaga na equipe Kick Sauber em 2025, com o time tendo mantido conversas com o piloto alemão antes de, no final, decidir pelo novato Gabriel Bortoleto.

Enquanto Nico Hülkenberg foi confirmado em abril como metade da formação da equipe para o próximo ano – antecedendo a transição para se tornar a equipe oficial da Audi em 2026 – meses de especulação se seguiram sobre quem seria o companheiro do experiente piloto.

Com o passar do tempo, os principais candidatos pareciam ser Valtteri Bottas e o líder do campeonato de Fórmula 2, Bortoleto – e foi confirmado no inicio do mês que a equipe assinou com Bortoleto, tornando-o um dos vários jovens pilotos prontos para estrear em 2025.

No entanto, a Sauber considerou outras opções durante o processo de escolha do piloto, incluindo discussões com Schumacher, que tem atuado como piloto reserva da Mercedes desde que sua passagem de dois anos pela Haas terminou após a temporada de 2022.

Quando questionado sobre o quão avançadas estavam as conversas com Schumacher, Binotto explicou: “Sim, tivemos conversas. Ele certamente era um forte candidato. Eu o conheço muito bem do passado, e conheço suas forças e talvez também algumas fraquezas, mas certamente acho que ele teria sido uma boa escolha também.”

“Acho que houve muitos candidatos, e Mick certamente teria sido uma boa escolha também. Agora, às vezes você precisa tomar uma decisão, e não acho que haja razões específicas ou culpados – para mim, a razão é simplesmente que decidimos por Gabriel, e é isso.”

“E acho que talvez seja a mesma coisa que deveríamos discutir – por que Kimi [Antonelli] e não Mick [na Mercedes em 2025]? Acho que, às vezes, você precisa tomar uma decisão. Você faz a escolha. Então hoje decidimos empregar e contratar Gabriel, e estamos felizes.”

A contratação de Bortoleto significa que a atual dupla da Kick Sauber, Bottas e Zhou Guanyu, ambos ficam sem vaga para a próxima temporada – e, assim como Schumacher anteriormente, acredita-se que Bottas esteja sendo considerado para um possível papel de reserva na Mercedes, equipe pela qual correu entre 2016 e 2021.

Agora, resta apenas uma vaga não confirmada no grid de 2025, na RB.