A Audi anunciou que o ex-chefe da equipe Ferrari, Mattia Binotto, está retornando às corridas de Grande Prêmio como o novo líder de seu projeto de Fórmula 1.
No início deste ano, a montadora alemã Audi assumiu a propriedade total da equipe Sauber, que será administrada sob a bandeira Audi a partir de 2026, com uma unidade de potência totalmente nova sendo desenvolvida internamente na Alemanha.
Binotto, 54 anos, assumirá a liderança da operação em 1º de agosto, como Diretor Operacional e Diretor Técnico baseado na fábrica da Sauber em Hinwil, na Suíça, e se reportará diretamente ao conselho de administração.
Como parte da reestruturação, o ex-diretor da equipe McLaren, Andreas Seidl – que ingressou na Sauber em janeiro de 2023 e foi CEO da equipe Audi – está saindo, junto com o executivo da Audi, Oliver Hoffmann, que supervisionava o projeto.
Binotto foi Diretor Técnico da Ferrari até ser promovido a Diretor de Equipe em 2019. Ele deixou Maranello em 2022, após três anos no cargo, e estando na Scuderia desde meados da década de 1990.
“Estou muito satisfeito por termos conseguido recrutar Mattia Binotto para o nosso ambicioso projeto de Fórmula 1”, disse o CEO da Audi, Gernot Dollner.
“Com a sua vasta experiência de mais de 25 anos na Fórmula 1, ele será, sem dúvida, capaz de dar uma contribuição decisiva para a Audi.”
Explicando a reestruturação, Dollner acrescentou: “Nosso objetivo é levar todo o projeto da Fórmula 1 à velocidade da F1 por meio de estruturas de gestão claras, responsabilidades definidas, interfaces reduzidas e processos de tomada de decisão eficientes. Para tanto, a equipe deve ser capaz de agir de forma independente e rápida.
“Gostaria de agradecer a Oliver e Andreas pelo seu importante trabalho no estabelecimento da nossa entrada na Fórmula 1 e pelo seu compromisso na preparação”, disse ele.
O primeiro piloto confirmado para fazer parte do novo projeto de F1 da Audi é Nico Hulkenberg, que mudará da Haas para Kick Sauber no final da temporada, no que o alemão descreveu como uma jogada “interessante” e “muito emocionante”.
“É realmente um pedaço de papel em branco [para as mudanças no regulamento de 2026] e, por um lado, acho que isso é bom”, disse Hulkenberg, cujo companheiro de equipe para 2025 e além ainda não foi confirmado pela operação.
“Não é um time novo, mas será rotulado como um novo time porque provavelmente todo o conhecimento e vantagem que os times atuais têm foram um pouco eliminados e é mais um campo de jogo nivelado, [ou] campo de jogo inicial para todos.
“Acho que isso oferece uma boa oportunidade para ser competitivo imediatamente, mas as expectativas são sempre de sucesso o mais rápido possível.”
O piloto finlandês Valtteri Bottas e o piloto chinês Zhou Guanyu representam a equipe Hinwil desde 2022, mas o futuro de ambos os pilotos é desconhecido após o final da campanha atual.