A Alpine confirmou que Jack Doohan fará sua estreia na F1 antes do esperado no Grande Prêmio de Abu Dhabi, que encerra a temporada, com a equipe liberando Esteban Ocon em um acordo que permite que o francês participe do teste de pós-temporada para a nova equipe Haas.
Foi confirmado em junho que Ocon deixaria a equipe sediada em Enstone após a temporada de 2024, encerrando seu período de cinco anos na equipe. Mais tarde, surgiram notícias de que ele mudaria para a Haas em 2025, onde será parceiro do novato Ollie Bearman.
A Alpine, por sua vez, confirmou que o piloto reserva Doohan se tornaria parte de sua escalação na próxima temporada como companheiro de equipe do atual Pierre Gasly – mas agora o australiano está pronto para ter seu primeiro gostinho de um Grande Prêmio antes do que se pensava originalmente, com sua primeira saída em Abu Dhabi.
Embora isso signifique que Ocon não fará parte da final de 58 voltas, ele ainda poderá fazer alguma quilometragem no Circuito de Yas Marina quando estiver ao volante da Haas no teste de fim de temporada, que acontece nos dias após a corrida de fim de temporada.
Uma declaração da Alpine diz: “A BWT Alpine Formula One Team anuncia que o piloto reserva Jack Doohan correrá no Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2024 no lugar de Esteban Ocon. A mudança permite que Esteban seja liberado para a Haas para dirigir no teste de pós-temporada em Abu Dhabi.
“Jack, que já foi anunciado como piloto oficial para a temporada de 2025 ao lado de Pierre Gasly, correrá com o #61 como seu número de piloto reserva registrado e também participará do teste de fim de temporada para a equipe no Circuito de Yas Marina.
“A equipe gostaria de agradecer a Esteban por seu tempo na equipe e ele continuará fazendo parte da história da equipe, alcançando a primeira vitória da Alpine na Fórmula 1. Desejamos a Esteban o melhor para o futuro.”
Isso acontece depois que Ocon enfrentou um fim de semana difícil no Catar, tendo alinhado no final do grid antes de ver sua corrida terminar na primeira curva após uma colisão na volta 1 com Nico Hulkenberg e Franco Colapinto.
Falando antes que a notícia fosse oficialmente confirmada, o chefe da Alpine, Oliver Oakes, admitiu que liberar Ocon mais cedo — e permitir que Doohan fizesse sua estreia em Abu Dhabi — era um cenário que parecia funcionar bem para todos os envolvidos.
“Acho que vem de todos os lados, na verdade”, disse Oakes quando questionado se as discussões sobre a mudança foram motivadas pela equipe ou pelo acampamento de Ocon. “Acho que você poderia dizer que é bom colocar Jack mais cedo, acho que você poderia dizer do lado de Esteban que é bom seguir em frente mais cedo.
“Acho que combina com todo mundo, então acho que a discussão foi bem natural, e acho que Esteban também tem sido uma grande parte dessa equipe e, de ambos os lados, combina um com o outro.”
Oakes também está confiante de que Doohan será capaz de lidar com a pressão de fazer sua estreia na final da temporada, uma corrida que pode ser crucial na batalha dos construtores pelo sexto lugar entre Alpine, Haas e RB.
“Acho que qualquer um que seja jogado em um carro de F1 em uma corrida como essa, nunca é fácil julgar”, disse a equipe. “Acho que o problema é que você tem o conjunto de referência Bearman, que foi fenomenal na Arábia Saudita.
“Você tem — e digo isso de uma forma legal porque ele é extremamente talentoso — Kimi [Antonelli] com o tipo de pressão em Monza. Mas acho que no final do dia Jack tem que aceitar como ele encontra.
“Acho que ele é profissional o suficiente para lidar com isso. Eu acho também que, uma vez que você entra no fim de semana com FP1 e FP2, você pode construir para isso também.”
Fonte: F1