O britânico Lando Norris (McLaren) conquistou a pole-position para o GP da Rússia, no Autódromo de Sochi, 15ª etapa da temporada. Foi a primeira pole de Norris na categoria, e 183ª da McLaren.
O treino começou com pista molhada (uma forte chuva cancelou o terceiro treino livre), mas com a pista secando nos minutos finais da Q3. Os pilotos foram para os boxes, para a troca por pneus slicks. Com o tempo de 1m41s993 Norris garantiu a sua primeira pole na categoria. Desde o GP do Brasil de 2021 (com o britânico Lewis Hamilton no GP do Brasil), a McLaren não conquistava uma pole na F-1.
O espanhol Calros Sainz Jr. (Ferrari) completa a primeira fila. O britânico George Russell (Williams) alinha em terceiro, seguido por Hamilton (Mercedes), que rodou na sua última tentativa de volta rápida.
O australiano Daniel Ricciardo (McLaren) abre a terceira fila, seguido pelo espanhol Fernando Alonso (Alpine).
O finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) divide a quarta fila com o canadense Lance Stroll (Aston Martin). O mexicano Sergio Pérez (Red Bull) e o francês Esteban Ocon (Alpine) fecham os dez que disputaram a Q3.
LÁder do campeonato o holandês Max Verstappen (Red Bull) alinha em último. Como foi punido, por troca de componentes do trem de força, e iria alinha da última posição, Verstappen não foi para a pista no treino classificatório.
Grid: