A dupla Tomas Enge/ Darren Turner venceu neste sábado (27/11), a prova classificatória da 9ª etapa da temporada, disputada em Interlagos, São Paulo. A dupla Michael Krumm/Peter Dumbreck (Nissan GT-R) terminou em 2º, seguida pela dupla Clivio Piccione/Jonathan Hirschi (Aston Martin DB9).
Na largada o pole-position, o brasileiro Xandinho Negrão (Maserati MC12), manteve a ponta, com Turner ganhando uma posição, indo para 2º. Nas primeiras voltas o piloto da Stock Car abriu 1s2 de vantagem sobre o britânico.
Na 16ª volta os dois entraram juntos nos boxes para a troca de pneus e pilotos, com o tcheco Enge saindo Á frente do brasileiro Enrique Bernoldi. O piloto da Young Driver AMR manteve a vantagem nas voltas seguintes, quando, na 30ª volta, o carro da Vitaphone Racing levou um drive-through, devido a um dos mecânicos ter jogado os pneus substituÁdos para dentro dos boxes durante o pit stop. De acordo com o regulamento os pneus devem ser colocados no chão. Depois da punição Bernoldi voltou na 5ª posição.
Ao final de uma hora de prova, e 38 voltas, Enge/ Turner venceram com 9s de vantagem sobre Krumm/ Dumbreck.
“Tivemos sorte, eu fiquei surpreso que havia espaço [na primeira curva], porque pensei que não haveria e que ele se fecharia, mas ainda bem que os carros deram espaço”, disse Darren Turner, feliz por ter conseguido fazer ultrapassagem logo no inÁcio. “O primeiro fator chave para essa vitória foi a classificação para começarmos na segunda fila. O segundo foi o momento em que Darren conseguiu o segundo lugar, e o terceiro foi o nosso pit-stop”, afirmou Tomas Enge.
Piccione/ Hirschi fecharam o pódio. Bernoldi ainda recuperou uma posição, a duas voltas do fim, ao ultrapassar o Lamborghini Murcielago 670 R-S da dupla Dominik Schwager/ Nicky Pastorelli, terminando em 4º.
“Nós temos pneus novos, fizemos a pole, e vamos largar confiantes de que dá para lutar pela vitória”, acrescentou o paranaense. “A corrida foi boa, mas poderia ter sido melhor sem essa penalização. O carro não estava com um acerto ideal para a corrida, mas conseguimos abrir boa vantagem para o terceiro colocado quando estávamos em segundo. O mais importante é que fizemos o melhor possÁvel”, disse Xandinho Negrão.
Schwager/ Schwager chegaram em 5º, com a dupla Marc Hennerici/Alexander Margaritis (Corvette Z06) fechando os seis primeiros.
A dupla lÁder do campeonato, Andrea Bertolini/Michael Bartels (Maserati MC12), após largarem apenas da 19ª posição, terminou em 8º.
Vice-lÁder, o austrÁaco Thomas Mutsch (Ford GT) abandonou logo na segunda volta, depois de um acidente com o alemão Frank Kechele (Lamborghini Murciélago R-SV), parceiro do brasileiro Ricardo Zonta, no “S†do Senna.
As outras duas duplas brasileiras na prova, Daniel Serra/Chico Longo (Maserati MC12) e Cláudio Dahruj/Sérgio Jimenez (Corvette Z06), terminaram, respectivamente, na16ª e 19ª posição.
Grid, prova classificatória:
1. Bernoldi, Negrão Maserati MC12 1:32.060
2. Schwager, Pastorelli Lamborghini Murcielago 670 R-S 1:32.087
3. Enge, Turner Aston Martin DB9 1:32.169
4. Hennerici, Margaritis Corvette Z06 1:32.410
5. Westbrook, Mutsch Ford GT Matech 1:32.468
6. Dumbreck, Krumm Nissan GT-R 1:32.500
7. Zonta, Kechele Lamborghini Murcielago 670 R-S 1:32.516
8. Jani, Armindo Ford GT Matech 1:32.773
9. Bobbi, Palttala Ford GT 1:33.200
10. Piccione, Hirschi Aston Martin DB9 1:33.200
11. Martin, Leinders Ford GT 1:33.500
12. Campbell-Walter, Hughes Nissan GT-R 1:33.600
13. Wendlinger, Moser Nissan GT-R 1:33.800
14. Makowiecki, Clairay Aston Martin DB9 1:34.100
15. Jimenez, Dahruj Corvette Z06 1:35.100
16. Serra, Longo Maserati MC12 1:35.900
17. Huisman, Kuismanen Corvette Z06 1:33.100
18. Kox, Haase Lamborghini Murcielago 670 R-S 1:33.300
19. Bertolini, Bartels Maserati MC12 1:33.300
20. Nygaard, Mucke Aston Martin DB9 1:33.400
21. Ara, Nilsson Nissan GT-R 1:33.500
22. Bouchut, Basseng Lamborghini Murcielago 670 R-S 1:33.600
23. Heger, Muller Maserati MC12 1:33.900 Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â
Final, prova classificatória:
1. Enge, Turner Aston Martin DB9 38 voltas em 1h01min33s
2. Dumbreck, Krumm Nissan GT-R a 9.032
3. Piccione, Hirschi Aston Martin DB9 a 9.736
4. Bernoldi, Negrão Maserati MC12 a 22.763
5. Schwager, Pastorelli Lamborghini Murcielago 670 R-S a 24.814
6. Hennerici, Margaritis Corvette Z06 a 27.297
7. Jani, Armindo Ford GT Matech a 27.390
8. Bertolini, Bartels Maserati MC12 a 38.750
9. Kox, Haase Lamborghini Murcielago 670 R-S Â Â Â a 39.093
10. Heger, Muller Maserati MC12 a 42.679
11. Martin, Leinders Ford GT a 44.169
12. Nygaard, Mucke Aston Martin DB9 a 45.213
13. Ara, Nilsson Nissan GT-R a 56.430
14. Campbell-Walter, Hughes Nissan GT-R a 58.497
15. Makowiecki, Clairay Aston Martin DB9 a 1:01.422
16. Serra, Longo Maserati MC12 a 1:04.615
17. Wendlinger, Moser Nissan GT-R a 1:13.685
18. Huisman, Kuismanen Corvette Z06 37 voltas
19. Jimenez, Dahruj Corvette Z06 37 voltas
20. Bobbi, Palttala Ford GT 36 voltas  Â
21. Zonta, Kechele Lamborghini Murcielago 670 R-S 2 voltas
22. Westbrook, Mutsch Ford GT Matech 2 voltas