A dupla brasileira Enrique Bernoldi/ Xandinho Negrão (Maserati MC12) venceu neste domingo (28/11), em Interlagos, São Paulo, a prova principal da 9ª etapa da temporada. A dupla Tomas Enge/ Darren Turner (Aston Martin DB9) terminou em 2º, seguida pela dupla Marc Hennerici / Alex Margaritis (Corvette Z06).
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Quarto no grid Bernoldi começou a prova, mantendo o Maserati
da Vitaphone Racing Âentre os primeiros
colocados. Na 16ª volta, com a abertura da janela de paradas obrigatórias, o
ex-piloto da F-1 entrou nos boxes, entregando a condução para Negrão. Na volta
seguinte Negrão assumiu a segunda posição, ao ultrapassar o suÁço Jonathan
Hirschi (Aston Martin DB9) na Curva do Lago.
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Negrão (que em 2008 foi 3º colocado no campeonato) começou volta
a volta a diminuir a vantagem de Turner até colar na traseira do Aston Martin
da Young Driver AMR. No
miolo da pista o brasileiro era mais veloz, com o britânico voltando a abrir
nas retas.
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Na 29ª volta, faltando dez minutos para o final, Negrão
colocou por dentro na freada do Bico de Pato. Os dois se tocaram de leve, com o
brasileiro assumindo a liderança para o delÁrio das 21.800 pessoas presentes em
Interlagos.
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Nas nove voltas restantes Negrão administrou a vantagem
recebendo a bandeirada com 2s4 de vantagem sobre Turner. Foi a segunda de ambos
na categoria (Negrão em Nogaro, França, com o MC12 em 2008, e Bernoldi em 2009
com o Corvette em Paul
Ricard, também na França).
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Xandinho classificou a corrida como uma das mais especiais
de sua vida e se emocionou ao receber a bandeirada na primeira posição.
“Eu podia ver o público me dando apoio, podia ver o Enrique no pit wall,
conseguia sentir os gritos de apoio. Com certeza, foi uma das vitórias mais
importantes da minha vida. É a primeira vez que venço uma corrida internacional
em Interlagos, então estou sem palavras”, disse o piloto.
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“Enrique fez um ótimo trabalho. Fizemos uma boa
estratégia ao deixar os pneus novos para a minha entrada na pista. O time fez
um pit-stop fantástico e conseguimos fazer ultrapassagens. Depois, o Aston [dos
lÁderes] Á minha frente estava com dificuldade com os pneus. Infelizmente, não
temos o mesmo motor que o deles, então tive de fazer uma ultrapassagem
agressiva demais”, comentou Xandinho sobre o momento em que assumiu a
liderança.
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“Xandinho fez duas voltas muito boas com os pneus novos
[depois da troca de pilotos]. Ele ficou próximo ao Turner o tempo todo e fez um
trabalho fantástico”,comentou Enrique Bernoldi, que comparou essa vitória
com a que alcançou na temporada passada em Portugal. “Essa corrida foi
mais difÁcil do que a do ano passado. Em 2009, o campeonato não era tão
disputado como agora, e eu ainda tinha largado da pole”, acrescentou o
paranaense.
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Hennerici / Margaritis garantiram a última vaga no pódio com
apenas 0s203 de vantagem sobre Clivio Piccione/Jonathan Hirschi.
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A dupla Bas Leinders/Martin Maxime (Ford GT) terminou em 5º,
seguida pela dupla Michael Krumm/Peter Dumbreck (Nissan GT-R), que perdeu tempo
nos pits, depois de andarem em segundo no começo da prova.
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A dupla lÁder do campeonato, Andrea Bertolini/Michael
Bartels (Maserati MC12) terminou na 9ª posição.
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As chances do Thomas Mutsch (Ford GT) no campeonato acabaram
com o 14º lugar. Na volta final o austrÁaco rodou, em uma disputa de posição
com o alemão Christopher Haase ((Lamborghini Murcielago 670 R-S).
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Entre os demais brasileiros na prova a dupla Daniel Serra / Chico
Longo (Maserati MC12) terminou na 17ª posição. Serra liderou duas voltas antes
de entregar o carro para Longo. Sérgio Jimenez /Cláudio Dahruj (Corvette Z06)
abandonou a sete voltas do fim. Ricardo Zonta/ Frank Kechele (Lamborghini
Murcielago 670 R-S) abandonou na 6ª volta, com problemas no motor.
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Bertolini/ Bartels lideram o campeonato com132 pontos, 28 a mais do que Enge/ Turner.
Hennerici é o 3º com 99. Falta uma etapa para o fim da temporada, e 33 pontos
em jogo (oito da prova classificatória e 25 da prova principal).
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A última prova acontece em San Luis, na Argentina, de
3 a 5 de
dezembro.
Final:
1) Bernoldi / Negrão (Maserati MC12), 38 voltas em 1h01min23s296
2) Enge / Turner (Aston Martin DB9), a 2s348
3) Hennerici / Margaritis (Corvette Z06), 5s874
4) Piccione / Hirschi (Aston Martin DB9), a 6s077
5) Martin / Leinders (Ford GT), a 9s060
6) Dumbreck / Krumm (Nissan GT – R), a 10s574
7) Schwager / Pastorelli (Lamborghini Murcielago 670 R-S), a 11s367
8) Jani / Armindo (Ford GT Matech), a 22s358
9) Bertolini / Bartels (Maserati MC12), a 22.925
10) Heger / Müller (Maserati MC12), a 23s225
11) Nygaard / Mücke (Aston Martin DB9), a 31s682
12) Kox / Haase (Lamborghini Murcielago 670 R-S), a 43s720
13) Makowiecki / Clairay (Aston Martin DB9), 45s738
14) Westbrook / Mutsch (Ford GT Matech), a 52s474
15) Bobbi / Palttala (Ford GT), a 54s724
16) Ara / Nilsson (Nissan GT – R), a 1min11s191
17) Serra / Longo (Maserati MC12), a 1min18s694
18) Wendlinger / Moser (Nissan GT – R), a 1min34s780
19) Huisman / Kuismanen (Corvette Z06), a 1 volta
20) Jimenez / Dahruj (Corvette Z06), a 7 voltas
21) Campbell-Walter / Hughes (Nissan GT – R), a 15 voltas
22) Zonta / Kechele (Lamborghini Murcielago 670 R-S), a 32 voltas