A Federação Internacional de Automobilismo autorizou a instalação de espelhos retrovisores no halo, a grande novidade desta temporada em prol de maior segurança dos pilotos. A entidade, porém, exige que as equipes cumpram com todos os regulamentos estabelecidos.
A mudança partiu de solicitações dos próprios pilotos, que acreditam que os retrovisores ajudarão a ter uma melhor visualização da parte traseira, especialmente a asa. Assim, algumas equipes podem agora considerar o uso dos espelhos no halo para obter maior ganho aerodinâmico.
A instalação da peça, portanto, deverá seguir os regulamentos atuais. A dimensão mÁnima estabelecida é de 150mm x 50 mm e os espelhos precisarão passar pelo teste de visão traseira da FIA, no qual um piloto precisa ser capaz de ler letras ou números colocados na parte de trás do carro.
Além disso, os retrovisores não poderão ser instalados em conjunto no halo e no chassi, porque isso tornaria difÁcil remover o halo em caso de acidente, por exemplo, e as escuderia ainda precisarão provar Á entidade que os espelhos foram montados de forma segura.
Por fim, a FIA estabeleceu que as equipes não poderão instalar câmeras nos retrovisores montados no halo. Caso alguma equipe venha a pedir pelo uso da câmera onboard, esta deverá ter um espelho instalado no chassi ou na parte lateral do carro.
Fonte: Gazeta Esportiva