As três equipes mais antigas e historicamente mais bem-sucedidas da Fórmula —Ferrari, McLaren e Williams— se comprometeram com a categoria ao menos até o final de 2025 ao assinarem, hoje, o novo “Pacto de Concórdia”.
Hoje é o primeiro dia em que as 10 equipes podem assinar com a Liberty Media, a detentora dos direitos da modalidade. O prazo final é o final do mês.
“Este é o acordo certo no momento certo para o esporte, proprietários, equipes e, acima de tudo, os torcedores”, disse o executivo-chefe da McLaren Racing, Zak Brown, em um comunicado.
“Um esporte mais igualitário é melhor para todos: um equilÁbrio maior na divisão das receitas entre todas as equipes e uma governança mais clara e simples que desconsidera interesses escusos e coloca o esporte em primeiro lugar.“
O executivo-chefe da Ferrari, Louis Camilleri, disse ter se tratado de um passo importante para garantir a estabilidade e o crescimento da categoria.
As finanças da Fórmula 1 foram atingidas duramente pela pandemia da covid-19, já que por ora as corridas acontecem sem espectadores e algumas, como o emblemático Grande Prêmio de MÁ´naco, foram canceladas.
“Estamos muito confiantes de que a colaboração com a FIA e a Liberty Media pode tornar a Fórmula 1 ainda mais atraente e espetacular, preservando ao mesmo tempo sua condição de desafio tecnológico definitivo”, disse Camilleri em um comunicado.
A Ferrari é a única equipe a ter disputado todas as temporadas da categoria desde a primeira em 1950 e conquistou 16 tÁtulos de construtores e 15 de pilotos.
A Williams, que é a terceira equipe mais antiga e vencedora da modalidade, mas passa por tempos difÁceis, disse que o novo acordo é “vitalmente importante” e representa “uma oportunidade significativa para a Williams continuar em nossa jornada de volta para a frente do grid”.
A atual campeã Mercedes também deve assinar em breve, após uma relutância inicial.
Fonte: UOL