F4 Sudam: Francisco Cammarota domina e ganha as duas corridas da sexta etapa

Uruguaio não dá chances aos adversários e conquista suas primeiras vitórias na categoria

Assim como fez Bruno Baptista nas duas primeiras corridas de sábado, o uruguaio Francisco Cammarota dominou e venceu neste domingo as terceira e quarta corridas da F4 Sul-americana (Sudam) do fim de semana, válidas pela sexta etapa da temporada e realizadas no Complexo Poliesportivo Cidade de Mercedes, no Uruguai. Além de conquistar suas primeiras vitórias na categoria, Cammarota subiu bastante na tabela de pontuação e foi ao terceiro posto, com 109 pontos. Baptista, vencedor das duas corridas da quinta etapa, segue como lÁ­der do campeonato, com 221 pontos.

“Estou muito feliz. Não ganhava uma corrida desde 2011 e estou muito satisfeito com meu desempenho hoje. A primeira corrida foi definida na segunda volta. Vi que tinha alguma vantagem sobre Baptista nas freadas e coloquei por dentro para ganhar a posição. Depois, continuei com um ritmo forte até abrir uma vantagem confortável. AÁ­ foi só administrar e me preocupei em poupar o carro para a corrida seguinte”, disse o uruguaio. “Na segunda prova, larguei mal, mas consegui aproveitar os erros de meus adversários e logo fiquei atrás do Ortiz. Fiquei sabendo que ele seria punido e não me preocupei, porque sabia que era o lÁ­der. AÁ­ foi só manter a vantagem para o Bruno para vencer de novo. É um dia especial para mim”, afirmou Cammarota.

Com dois segundos lugares, Baptista aprovou seus resultados, tendo em vista que cumpriu seu objetivo de ampliar a liderança no campeonato. “Isso é o mais importante. Claro que queria vencer, tinha carro para isso, mas o Cammarota também estava muito veloz e os dois segundos lugares, além das vitórias de ontem, trouxeram mais pontos para o campeonato. Saio feliz e vamos para a próxima etapa, que deve ser na Argentina”, disse Baptista, que abriu 54 pontos para o vice-lÁ­der. “Foi péssimo para mim, errei e queimei a largada e fui desclassificado. O Bruno abriu bastante e agora ficou mais difÁ­cil. Paciência, vamos para a próxima”, afirmou Ortiz.

A corrida marcou também a estreia do uruguaio Adrian Chiribao no pódio da F4 Sudam. “Fiquei surpreso com o resultado, já que o Ortiz estava na frente e foi punido. Estou muito contente, este pódio traz mais motivação para seguir adiante. Estou mais adaptado ao carro e encerramos o fim de semana da melhor maneira”, explicou o piloto.

Corrida 3

Baptista largou da pole, mas perdeu a ponta ainda no começo da prova para Cammarota. Ortiz e Capitao também se deram bem e avançaram na prova, em terceiro e quarto. Rapidamente, o uruguaio, com um carro muito bem acertado, começou a ampliar sua vantagem e se manteve firme na ponta até a bandeirada, conquistando sua primeira vitória na categoria. Baptista, vencedor das duas primeiras corridas do fim de semana, terminou em segundo, seguido de perto pelo compatriota e rival na disputa pelo tÁ­tulo, Felipe Ortiz.

Resultado da corrida 3:
1) Francisco Cammarota (URU) – 12 voltas – 16min24s899
2) Bruno Baptista (BRA) – a 9s281
3) Felipe Ortiz (BRA) – 10s607
4) Diego Muraglia (URU) – a 14s969
5) AgustÁ­n Capitao (ARG) – a 15s550
6) Nicolas Muraglia (URU) – a 29s047
7) Adrian Chiribao (URU) – a 44s766

Corrida 4

Na largada, Nicolas Muraglia tentou manter a ponta, mas Ortiz, que largou em quarto do grid, queimou a largada e foi para a liderança da corrida. Cammarota e Baptista tiveram um bom inÁ­cio e ambos já ocupavam o segundo e o terceiro posto. Como Ortiz permaneceu na pista, a direção de prova deu bandeira preta para o piloto, que foi desclassificado da corrida. Assim, Cammarota teve caminho livre para conquistar mais uma vitória, trazendo Baptista junto na segunda posição. Chiribao completou o pódio.

Resultado da corrida 4:
1) Francisco Cammarota (URU) – 15 voltas – 20min42s919
2) Bruno Baptista (BRA) – a 4s531
3) Adrian Chiribao (URU) – a 32s120
4) Nicolas Muraglia (URU) – a 1min06s510
Abandonaram
AgustÁ­n Capitao (ARG) – a 15 voltas
Diego Muraglia (URU) – a 15 voltas
ExcluÁ­do
Felipe Ortiz (BRA)

Classificação do campeonato após seis etapas:
1) Bruno Baptista (BRA) – 221 pontos
2) Felipe Ortiz (BRA) – 167 pontos
3) Francisco Cammarota (URU) – 109 pontos
4) Nicolas Muraglia (URU) – 87 pontos
5) Juan Manuel Casella (URU) – 83 pontos
6) Diego Muraglia (URU) – 65 pontos
7) MartÁ­n Ponte (ARG) – 51 pontos
8) Adrian Chiribao (URU) -51 pontos
9) Federico Ensslin (URU) – 46 pontos
10) Frederick Balbi (URU) – 45 pontos
11) AgustÁ­n Capitao (ARG) – 43 pontos
12) Enzo Bortoleto (BRA) – 41 pontos
13) Miguel Wholer (URU) – 28 pontos
14) Mauro Marino (ARG) – 18 pontos
15) Alessandro Salerno (ARG) – 14 pontos
16) Maximiliano González (URU) – 14 pontos
17) Salvador de Alba (MEX) – 12 pontos
18) Junior Calamari (ARG) – 10 pontos