Com proposta de baixo custo, campeonato promete resgatar as grandes disputas que marcaram época entre pilotos do continente nos anos 90
Em meio a um cenário conturbado para as categorias de monopostos da América do Sul, um novo campeonato chega ao continente justamente para suprir essa ausência. Denominada Fórmula 4 Sudam, a competição servirá de escola para pilotos que pretendem sair do kart e ter o primeiro contato com um carro de corrida. Sob o comando da F4 Motorsports (Aruana SA) – uma empresa uruguaia formada para promover a categoria – e com chancela da FIA e Codasur, o campeonato tem como objetivo trazer pilotos de todo o continente e resgatar o formato da antiga Fórmula 3 Sul-americana, que transformou-se neste ano em Fórmula 3 Brasil.
“Todos os anos o kartismo brasileiro forma excelentes pilotos, mas que muitas vezes não têm oportunidade de fazer a transição para os monopostos, seja por falta de recursos financeiros ou impossibilidade de transferência para outro continente. A criação da F4 Sudam vem de encontro a essa necessidade”, explicou o empresário Ricardo Tedeschi, um dos representantes da categoria no Brasil. “Queremos transformar a F4 numa verdadeira escola para jovens que tem 15, 16 anos. Vamos fornecer instrução técnica, de pilotagem, orientação sobre o uso da telemetria, entre outras ferramentas. O objetivo é preparar os pilotos para voos mais altos no futuro”, complementou.
A filosofia do campeonato é oferecer igualdade de condição para todos os pilotos com baixo custo. Os chassis serão da empresa francesa Signatech, feitos em fibra de carbono com o padrão FIA de qualidade e segurança. O câmbio será o Sadev SL66 Sequencial e os motores Fiat de 150 cavalos darão oportunidade aos jovens de se desenvolverem como pilotos. O volante será o mesmo utilizado pela GP3, com aquisição de dados e sensores dos principais parâmetros de motor, força G, velocidade e freios. Assim, os pilotos terão a oportunidade de apender os conceitos básicos do automobilismo, sendo orientados por engenheiros disponibilizados pela organização.
“O pacote técnico e os custos são imbatÁveis no que se refere Á s categorias similares pelo mundo. Os pilotos precisavam de uma opção com valor próximo ao investimento de uma temporada de kart, que proporcionasse projeção e experiência, mas sem necessidade de abandonar os compromissos com escola ou mudança para outros paÁses ainda muito jovens”, disse Luigi Di Nizo, que também representa a F4 Sudam no Brasil. “Para se ter uma ideia, a categoria está oferecendo testes com valores bem atrativos para os pilotos na pista sede, em El Pinar, no Uruguai. Nos próximos dias, quem quiser experimentar o carro terá um custo de mil dólares por aproximadamente 40 voltas. Isso é muito baixo, levando-se em conta os valores praticados atualmente pelas categorias do automobilismo mundial”. Uma temporada completa da F4 Sudam custará 80 mil dólares.
No quesito esportivo, o campeonato será realizado em rodada dupla, com 20 corridas em dez etapas distribuÁdas em três paÁses do continente: Brasil, Argentina e Uruguai. O formato do fim de semana será composto por dois treinos livres, uma classificação e duas corridas – uma no sábado, outra no domingo. Na Argentina, as provas farão preliminar da Top Race, uma das principais categorias do automobilismo nacional, e vão compor o pacote de transmissão ao vivo do evento. Serão seis provas na Argentina, três no Uruguai e uma no Brasil, em Curitiba.
Calendário 2014:
6 de abril – Mercedes (Uruguai)
4 de maio – El Pinar (Uruguai)
22 de junho – Chaco (Argentina)
3 de agosto – Termas de RÁo Hondo (Argentina)
24 de agosto – San LuÁs (Argentina)
14 de setembro – a confirmar (Argentina)
28 de setembro – La Pampa (Argentina)
19 de outubro – Curitiba (Brasil)
9 de novembro – Piriápolis ou Rivera (Uruguai)
14 de dezembro – a confirmar (Argentina)