Segundo o piloto paulista, o estoque de azar já foi todo usado na 1ª etapa em Interlagos.
Para um piloto conquistar vitórias e campeonatos no currÁculo, é indispensável estar com a sorte ao seu lado em todo momento. E, para a 3ª e 4ª etapas do Campeonato Sul-americano de Fórmula 3, que acontece neste fim de semana (28 e 29) em Tarumã, Rio Grande do Sul, o piloto Fábio Beretta (Avanti/Itupetro) da equipe Bassani Racing, quer ter ela, a sorte, como principal aliada nas provas. Principalmente depois da etapa de abertura que foi disputada em Interlagos, São Paulo, no mês de abril. “Espero já ter “usado†todo o estoque de azar da temporada em Interlagos. Lá tive motor quebrado na tomada de tempos e fui jogado para fora da pista na ultima volta da 2ª corrida. Espero começar a temporada 2007 agora em Tarumãâ€, disse Beretta Júnior.
A pista de Tarumã é uma das mais desafiadoras da temporada. Tamanha é a alta velocidade que os pneus são diferentes do restante da temporada. A fabricante (Pirelli) leva para a pista gaúcha compostos mais duros para agüentar a velocidade. “Como a pista tem muitas curvas de alta velocidade os pneus esquentam muito. Se estes compostos não são mais duros podem dar bolhas e acabar antes mesmo do fim da corridaâ€, explicou Beretta. Até o acerto é diferente por causa das caracterÁsticas. “Quando o pneu esquenta muito o carro perde aderência. E por usarmos um pneu mais duro, é preciso andar mais “carregado†de asa. É uma pista cheia de peculiaridadesâ€, completou.
Apesar da grande renovação de pilotos que a Fórmula 3 Sul-americana sofreu este ano, a maioria deles conhece a pista de Tarumã. Alguns já correram de F-3, outros da extinta Fórmula Renault e alguns treinaram de com carros de Fórmula Ford. “Esta corrida será ainda mais equilibrada que Interlagos. Os mais novos já terão mais a mão do carro e os mais experientes querem vencer. Diante dos problemas de Interlagos, preciso pontuar bem em Tarumãâ€, finalizou Beretta.
A equipe Bassani Racing tem um bom retrospecto na pista de Tarumã, situada em Viamão. Na temporada 2004 vitória de Henrique Favoretto. Em 2005, vitória de Diego Nunes. O mesmo Diego em 2006 conquistou uma pole position e dois pódios: 2º e 3º. Na extinta Fórmula Renault foram seis provas e quatro poles positions.
Na sexta-feira (27) serão realizados dois treinos oficiais e a tomada de tempos válida pela 3ª etapa. No sábado pela manhã (28) tomada de tempos para a 4ª etapa e a realização da 3ª etapa a tarde. No domingo pela manhã será realizado um warm-up e a 4ª etapa.