Em uma das provas mais emocionantes da temporada, a 14ª etapa foi marcada pelo aumento da competitividade entre os pilotos, tanto na categoria principal quanto na Light.
Os pilotos da F3 Sul-Americana encontrarão amanhã um clima mais competitivo. Primeiro porque com a vitória de Claudio Cantelli Jr (Bassan Motorsport) a diferença entre ele e o lÁder da temporada Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula) caiu de 31 para 24 pontos.
Â
Outro embate importante acontece na categoria Light, onde a vitória do terceiro colocado Bruno Andrade (MX Sports) apertou a diferença no placar, deixando-o apenas 2 pontos atrás do segundo colocado Henrique Martins e 12 atrás do lÁder Raphael Abbate, ambos da Cesário Fórmula.
Â
A prova foi marcada por emoção do começo ao final, numa corrida perfeita Cláudio Cantelli largou bem e não encontrou maiores dificuldades em segurar a ponta da corrida, principalmente depois do erro de Leonardo Cordeiro que lhe custou a perda de várias posições no grid. “O que deu emoção na corrida foi, sobretudo, o desempenho dos pilotosâ€, comenta Dilson Motta, organizador da categoria. Um bom exemplo foi a briga constante entre Andrade e Abbate que fez com que a diferença de tempo entre os dois ao final da prova ficasse em apenas 92 milésimos de segundo.
Â
Outros pilotos contribuÁram para a corrida tornar-se a mais interessante da temporada. Henrique Lambert (Razia Sports) não fez uma boa largada e logo de cara caiu da 3ª para 12ª posição, mas conseguiu recuperar e fechar em quinto. Ainda assim perdeu uma posição na classificação geral para o piloto Lucas Foresti, da Cesário Fórmula, que chegou em segundo, ao também protagonizar várias ultrapassagens. Em terceiro, subiu ao pódio Yann Cunha, que lhe garante a permanência no terceiro lugar no campeonato até a próxima etapa, mas não sem muito esforço pois teve que disputar cada metro do Autódromo com o persistente Vitor Guerin que mesmo sendo ultrapassado pelos lÁderes atormentou a corrida de Yan o quanto pode.
Â
O lÁder da temporada, Leonardo Cordeiro, que havia saÁdo em quarto lugar logo no inÁcio da prova derrapou e caiu para 10º, mas conseguiu recuperar até passar Henrique Lambert. Ao final, novamente teve problemas ao tentar ultrapassar Lu Boesel no final da reta e completou a prova na sexta posição. Ainda assim, tem motivos de sobra para comemorar, pois com o resultado de hoje já garantiu sua vaga na premiação oferecida pela Red Bull aos dois primeiros colocados de cada categoria: um teste no time de competição da equipe Red Bull na Europa.
Â
O time Propcar é que não teve muita sorte nesta etapa: Nilton Molina se envolveu numa batida com Henrique Martins que também teve sua corrida comprometida, e Igor Veras que até vinha bem perdeu o controle de seu carro na 12ª volta e abandonou.
Â
Para amanhã, Cantelli tem o desafio de repetir o bom desempenho e torcer para que a sorte não favoreça seu principal adversário. Confira abaixo como ficou o resultado da prova de hoje, a classificação geral do campeonato e os horários das duas corridas de amanhã no Autódromo Internacional de Campo Grande.
Â
* Crédito da foto: Flávio Quick
Â
Resultado da 14ª etapa da F3 Sul-Americana:
1º) Claudio Cantelli Jr (Bassan Motorsport), 23 voltas a 31:12.641
2º) Lucas Foresti (Cesário Fórmula) em 31:20.116
3º) Yann Cunha (Razia Sports) em 31:25.321
4º) Victor Guerin (Dragão Motorsport) em 31:26.434
5º) Henrique Lambert (Razia Sports) em 31:31.050
6º) Bruno Andrade (MX Sports) em 31:49.256 – F3 Light
7º) Raphael Abbate (Cesário Fórmula Junior) em 31:49.348 – F3 Light
8º) Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula) em 31:55.204
9º) Henrique Martins (Cesário Fórmula Junior) em 32:11.888 – F3 Light
10º) Nilton Molina (PropCar Racing), em 32:17.924
Â
Não concluÁram a prova:
11º) Lu Boesel (Dragão Motorsport), 19 voltas
12º) Igor Veras (PropCar Racing), 12 voltas        Â