O espanhol Roberto Merhi (Prema) e o dinamarquês Kevin Magnussen (Carlin) foram os vencedores da 7ª etapa da temporada, disputada em Spa-Francorchamps, na Bélgica.
Prova 1:
Na sexta-feira (29/07), Merhi venceu a primeira prova. O britânico William Buller (Fortec) e o malaio Jazeman Jaafar (Carlin) completaram o pódio.
Pole-position Merhi venceu de ponta a ponta, com doze segundos de vantagem sobre Buller. Jaafar foi o 3º, apenas 0s6 atrás do piloto da Fortec.
Como o espanhol não pontua no campeonato (disputa o FIA International F3 Trophy) Buller faturou os pontos correspondentes Á vitória.
O colombiano Carlos Munoz (Signature) foi o 4º, seguido pelos britânicos Jack Harvey e Rupert Svendsen-Cook, ambos da Carlin.
LÁder do campeonato o brasileiro Felipe Nasr (Carlin) terminou em 9º. Entre os demais brasileiros Lucas Foresti (Fortec), que se enroscou com um rival na largada, foi o 13º; Pipo Derani (Double R) 18º; Pietro Fantin (Hitech) 19º e Yann Cunha (T Sport) o 23º.
Final, prova 1:
1 – Roberto Merhi (Dallara-Mercedes) – Prema – 13 voltas em 29’18″572
2 – William Buller (Dallara-Mercedes) – Fortec – 12″846
3 – Jazeman Jaafar (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 13″486
4 – Carlos Munoz (Dallara-Volkswagen) – Signature – 14″410
5 – Jack Harvey (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 15″005
6 – Rupert Svendsen-Cook (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 16″378
7 – Kevin Magnussen (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 16″912
8 – Daniel Juncadella (Dallara-Mercedes) – Prema – 22″360
9 – Felipe Nasr (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 25″511
10 – Carlos Huertas (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 30″999
11 – Marco Wittmann (Dallara-Volkswagen) – Signature – 32″627
12 – Hannes van Asseldonk (Dallara-Volkswagen) – Van Amersfoort Racing – 32″982
13 – Lucas Foresti (Dallara-Mercedes) – Fortec – 34″351
14 – Daniel Abt (Dallara-Volkswagen) – Signature – 35″452
15 – Hywel Lloyd (Dallara-Mercedes) – Sino Vision – 36″017
16 – Scott Pye (Dallara-Mercedes) – Double R – 37″502
17 – Laurens Vanthoor (Dallara-Volkswagen) – Signature – 38″518
18 – Pipo Derani (Dallara-Mercedes) – Double R – 43″275
19 – Pietro Fantin (Dallara-Volkswagen) – Hitech – 45″137
20 – Fahmi Ilyas (Dallara-Mercedes) – Fortec – 53″692
21 – Adderly Fong (Dallara-Mercedes) – Sino Vision – 56″479
22 – Harry Tincknell (Dallara-Mercedes) – Fortec – 56″646
23 – Yann Cunha (Dallara-Volkswagen) – T Sport – 59″179
24 – Kotaru Sakurai (Dallara 305-Mugen) – Hitech – 1’16″779
Volta mais rápida: Roberto Merhi 2’14″403
Prova 2:
Magnussen venceu a segunda prova, a mais curta da etapa. Foi a quarta vitória do piloto no ano. Svendsen-Cook foi o 2º, seguido pelo espanhol Daniel Juncadella (Prema).
Com o grid revertido da primeira prova, Magnussen alinhou na pole e venceu de ponta a ponta. Svendsen-Cook chegou a perder o segundo lugar para Juncadella na primeira volta, recuperando a posição pouco depois.Â
O holandês Hannes van Asseldonk (Van Amersfoort), que disputa regularmente a F-3 Alemã, foi o 4º. Parceiros na Signature, o alemão Marco Wittmann e Munoz, fecharam os seis primeiros.
Nasr chegou em 8º; com Foresti em 13º; Fantin 14º; Cunha 19º e Derani na 21ª posição.
Merhi se enroscou com Jaafar na Les Combes, sendo o 15º. Pelo toque Jaafar, que na prova também acertou Rupert Svendsen-Cook, acabou excluÁdo da prova.
A prova não contou pontos para o FIA International F3 Trophy.
Final, prova 2:
1 – Kevin Magnussen (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 8 voltas em18’12â€965
2 – Rupert Svendsen-Cook (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 2″614
3 – Daniel Juncadella (Dallara-Mercedes) – Prema – 3″369
4 – Hannes van Asseldonk (Dallara-Volkswagen) – Van Amersfoort Racing – 4″245
5 – Marco Wittmann (Dallara-Volkswagen) – Signature – 6″118
6 – Carlos Munoz (Dallara-Volkswagen) – Signature – 7″143
7 – Laurens Vanthoor (Dallara-Volkswagen) – Signature – 7″862
8 – Felipe Nasr (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 8″485
9 – Daniel Abt (Dallara-Volkswagen) – Signature – 13″043
10 – William Buller (Dallara-Mercedes) – Fortec – 14″563
11 – Carlos Huertas (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 14″866
12 – Jack Harvey (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 15″177
13 – Lucas Foresti (Dallara-Mercedes) – Fortec – 17″934
14 – Pietro Fantin (Dallara-Volkswagen) – Hitech – 18″811
15 – Roberto Merhi (Dallara-Mercedes) – Prema – 19″964
16 – Scott Pye (Dallara-Mercedes) – Double R – 26″246
17 – Raffaele Marciello (Dallara-Mercedes) – Prema – 28″423
18 – Hywel Lloyd (Dallara-Mercedes) – Sino Vision – 28″757
19- Yann Cunha (Dallara-Volkswagen) – T Sport – 29″939
20 – Adderly Fong (Dallara-Mercedes) – Sino Vision – 31″981
21 – Pipo Derani (Dallara-Mercedes) – Double R – 33″185
22 – Bart Hylkema (Dallara 307-Mugen) – T Sport – 39″149
23 – Kotaru Sakurai (Dallara 305-Mugen) – Hitech – 50″402
Volta mais rápida: Hannes van Asseldonk 2’15″525
Prova 3:
No sábado (30/07), Merhi venceu a terceira prova, a mais longa da etapa. Wittmann e Buller completaram o pódio.
Assim como na primeira prova Merhi largou na pole e venceu de ponta a ponta. O espanhol recebeu a bandeirada com 23 segundos de vantagem sobre Wittmann, seu rival no FIA International F3 Trophy. Buller, em 3º, novamente ganhou os pontos correspondentes Á vitória.
O belga Laurens Vanthoor (Signature) foi o 4º, seguido pelo italiano Raffaelle Marciello (Prema) piloto da F-3 Italiana. Fazendo a sua primeira prova na categoria desde o titulo de 2007, o estoniano Marko Asmer (Double R) terminou em 6º.
Nasr foi o 7º; Foresti o 11º; Cunha 20º. Derani abandonou na 5ª volta, Fantin foi excluÁdo da prova, devido a uma batida com Munoz.
Nasr lidera o campeonato com 267 pontos. Huertas e Buller, ambos com 153, dividem a segunda posição.
A próxima etapa acontece em Rockingham, na Inglaterra, entre os dias 03 e 04 de setembro.
Final, prova 3:
1 – Roberto Merhi (Dallara-Mercedes) – Prema – 17 voltas em 38’06″645
2 – Marco Wittmann (Dallara-Volkswagen) – Signature – 23″298
3 – William Buller (Dallara-Mercedes) – Fortec – 25″355
4 – Laurens Vanthoor (Dallara-Volkswagen) – Signature – 27″203
5 – Raffaele Marciello (Dallara-Mercedes) – Prema – 28″451
6 – Marko Asmer (Dallara-Mercedes) – Double R – 32″708
7 – Felipe Nasr (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 34″110
8 – Kevin Magnussen (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 35″399
9 – Carlos Huertas (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 36″663
10 – Jack Harvey (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 38″405
11 – Lucas Foresti (Dallara-Mercedes) – Fortec – 38″881
12 – Jazeman Jaafar (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 39″279
13 – Daniel Abt (Dallara-Volkswagen) – Signature – 47″520
14 – Rupert Svendsen-Cook (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 50″638
15 – Scott Pye (Dallara-Mercedes) – Double R – 53″164
16 – Harry Tincknell (Dallara-Mercedes) – Fortec – 1’02″012
17 – Bart Hylkema (Dallara 307-Mugen) – T Sport – 1’11″807
18 – Fahmi Ilyas (Dallara-Mercedes) – Fortec – 1’12″811
19 – Menasheh Idafar (Dallara-Volkswagen) – T Sport – 1’23″129
20 – Yann Cunha (Dallara-Volkswagen) – T Sport – 1’26″350
21 – Kotaru Sakurai (Dallara 305-Mugen) – Hitech – 1’42″373
22 – Adderly Fong (Dallara-Mercedes) – Sino Vision – 1 volta
Ab – Pipo Derani (Dallara-Mercedes) – Double R – 5 voltas
EXC – Pietro Fantin (Dallara-Volkswagen) – Hitech –
Volta mais rápida: Roberto Mehri 2’13″738