F3 Inglesa: Pré-temporada entra na fase final

Depois das duas sessões desta semana, pilotos e equipes têm

apenas mais um treino antes da etapa de abertura do campeonato.


A equipe Cesario Formula teve pouco mais de um mês para montar toda a estrutura na Inglaterra, preparar um carro e oferecer as condições necessárias para o mineiro Alberto Valerio participar da pré-temporada da Fórmula 3 Inglesa. A fase de testes está bem próxima do fim, depois de mais duas sessões, realizadas nesta semana em Donington Park e Oulton Park. O saldo, após tanto trabalho, é muito positivo. O piloto brasileiro teve boa participação em todos os treinos da categoria, conheceu quatro das sete pistas inglesas que integram o calendário e está pronto para começar sua trajetória no exterior. “Ainda temos mais um teste antes da primeira corrida, mas estamos prontos. Eu sinto que as coisas evoluÁ­ram tão bem quanto esperávamos”, afirma Alberto Valerio.

           
O otimismo do time, formado apenas por brasileiros, faz esquecer as dificuldades enfrentadas durante a pré-temporada. Nos treinos desta semana, por exemplo, Alberto Valerio quase não treinou com pista seca. Na terça-feira (28), em Donington Park, choveu o dia inteiro. A quarta-feira (29) foi um pouco melhor. As equipes transferiram suas estruturas para Oulton Park, um autódromo vizinho, a 100 km dali. O asfalto molhado só atrapalhou a programa na parte da tarde. “Chove demais neste lugar. Foi bom para nos aproximarmos dos adversários neste tipo de situação. Só que o ideal é andar um pouco mais com pista seca, porque quase não tive chance desde que cheguei aqui”, revela o piloto, atual campeão da Fórmula 3 Sul-Americana.


           
Alberto Valerio acredita que o mais importante foi ter conhecido outras duas pistas que fazem parte do calendário. “Quando você tem experiência no traçado, mesmo que tenha dado poucas voltas, entra muito mais confiante e pode trabalhar imediatamente no acerto do carro, sem se preocupar em conhecer o circuito. Os testes de pré-temporada são fundamentais para um estreante e eu tentei tirar todo o proveito possÁ­vel”, analisa. “Aqui o pessoal corre sob muita pressão, precisa de bons tempos. A maioria entra nos testes com acertos de corrida. A gente procurou ter um pouco mais de tranqüilidade, trabalhar mais o equipamento, deixar alguma coisa guardada para usar quando for a hora”, revela.


           
A hora está chegando. A abertura da temporada está prevista para o dia 17 de abril, em Oulton Park. Antes, na terça-feira (4) e quarta-feira (5), o piloto mineiro volta Á  pista para a última sessão de testes, em Snetterton. “Pela primeira vez vou andar num circuito que já conheço, o que faz toda a diferença. O trabalho será feito para encontrar os últimos ajustes, mas estarei liberado para virar algumas voltas mais rápidas, me preparando para a primeira prova”, conta Alberto Valerio, que está satisfeito com os resultados apresentados até o momento. “Tivemos algumas dificuldades, mas a equipe conseguiu um ótimo desempenho na pré-temporada e só posso estar otimista”, conclui.


 


Calendário da Fórmula 3 Inglesa:


17 de abril, Oulton Park (Inglaterra)


21 de maio, Donington Park (Inglaterra)


5 de junho, Pau (França)


25 de junho, Mondello Park (Inglaterra)


16 de julho, Snetterton (Inglaterra)


30 de julho, Spa-Francorchamps (Bélgica)


13 de agosto, Silverstone (Inglaterra)


27 de agosto, Brands Hatch (Inglaterra)


17 de setembro, Mugello (Itália)


24 de setembro, Silverstone (Inglaterra)


1º de outubro, Thruxton (Inglaterra)