F3 Brasil: Sábado perfeito para Pedro Piquet; nem tanto para Samaia

Com o tÁ­tulo já assegurado, piloto da Cesário imprimiu forte ritmo para vencer pela 11ª vez no ano; na Light, lÁ­der teve problemas e precisou se contentar com o terceiro posto

As condições de pista neste sábado (17) no Autódromo Internacional de Curitiba estavam bem distintas das experimentadas na sexta-feira, quando o sol intenso e o calor deram lugar a um vento gelado com chuva ainda durante a tarde. Mas hoje, na primeira de duas corridas da sétima etapa da Fórmula 3 Brasil, o clima estava ameno e nublado.

As condições de pista neste sábado (17) no Autódromo Internacional de Curitiba estavam bem distintas das experimentadas na sexta-feira, quando o sol intenso e o calor deram lugar a um vento gelado com chuva ainda durante a tarde. Mas hoje, na primeira de duas corridas da sétima etapa da Fórmula 3 Brasil, o clima estava ameno e nublado.

Com a temperatura da pista mais baixa, as condições ficaram ideais para os pilotos da categoria mais rápida do paÁ­s imprimir um ritmo ainda mais forte na prova da tarde deste sábado em Curitiba. E venceu, pela 11ª vez no ano, Pedro Piquet. O filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 largou da pole position e chegou a abrir oito segundos de margem para o segundo colocado, Matheus Iorio. E cruzou a linha de chegada 6s461 na frente de seu companheiro de equipe. Artur Fortunato, que fez uma largada ruim por causa de um problema na embreagem, conseguiu se recuperar para conquistar a terceira posição.

“É a pista que mais gosto de andar, e até o momento essa minha despedida está indo muito bem aqui”, comentou o vencedor, que na próxima temporada deverá competir na Fórmula 3 Europeia. “O fato de eu ter sido campeão não me impede de querer melhorar. Quero baixar meus tempos, e os outros pilotos também estão fazendo isso. O grid está mais compacto”, comentou.

Para Iorio, a segunda colocação lhe dá algum fÁ´lego na disputa pelo vice-campeonato. “Meu carro estava muito bom, e só faltava um pouco de equilÁ­brio no segundo setor da pista, onde eu perdia mais para o Pedro. Foi um pouco mais complicada para mim a negociação com os retardatários, mas no geral a corrida foi boa, com saldo positivo e foi importante para abrir alguma vantagem a mais nessa briga para terminar o campeonato em segundo”, disse.

Light – Na Fórmula 3 Light, prova bastante movimentada. O lÁ­der Guilherme Samaia largou na frente, mas quem venceu foi o vice-lÁ­der Matheus Muniz, da PropCar. Seu companheiro de equipe

“Larguei lá atrás porque errei na classificação. Fiz uma boa partida e adotei uma tática agressiva. Passei o Samaia e a briga com o Igor foi mais difÁ­cil porque ele se defendia muito bem. Eu tentava passar na curva 1 e não conseguia, então tive que encontrar outro lugar, e consegui na reta oposta”, contou.

Samaia encontrou alguns contratempos pelo caminho. Defendendo a posição contra Igor Fraga, o piloto da Cesário Fórmula foi atingido na roda dianteira direita, o que furou seu pneu e danificou o bico do carro. Guilherme ainda teve de ir aos boxes trocar o pneu e acabou em terceiro. “Deu para recuperar e conseguir o pódio”, resignou-se. Na prova marcada para as 10h40 deste domingo (18) com o grid invertido entre os seis primeiros, basta a Samaia chegar em primeiro ou segundo na categoria para assegurar o tÁ­tulo da Light.

Resultado da Corrida 1:

1-) 1 Pedro Piquet (Cesário F3) – 26 voltas em 31min29s052 (média de 183,1 km/h)

2-) 34 Matheus Iorio (Cesário F3) – a 6s461Â

3-) 28 Artur Fortunato (A. Fortunato F3 Racing) – a 23s994Â

4-) 54 Carlos Cunha (CF3) – a 28s585Â

5-) 31 Nicolas Dapero (Prop Car Racing) – a 28s997Â

6-) 13 Rodrigo Baptista (Prop Car Racing) – a 36s666Â

7-) 9 Christian Hahn (Hitech Racing) – a 52s988Â

8 -) 27 Matheus Muniz (Prop Car Racing) – a 1 volta*

9-) 84 Fernando Croce (Hitech Racing) – a 1 voltaÂ

10-) 3 Ryan Verra (RR Racing) – a 1 voltaÂ

11-) 55 Igor Fraga (Prop Car Racing) – a 1 volta*Â

12-) 77 Guilherme Samaia (Cesário F3) – a 2 voltas*Â

13-) 48 Renan Pietrowski (RR Racing) – a 5 voltasÂ

NÁƒO COMPLETOU 75%

14-) 91 Leonardo de Souza (Kemba Racing) – a 9 voltas

*F3 Light

Melhor volta: Pedro Piquet, 1min11s853 (185,1 km/h)

Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas

Domingo, 18 de outubro

10h40 – Corrida 2 (35 minutos + 1 volta)