F3 Brasil: Pedro Piquet se recupera e vence corrida 2 no Velopark

Atual campeão da categoria superou uma quebra de motor na prova de sábado, largou da 14ª posição, fez várias ultrapassagens e venceu; Matheus Iorio foi o segundo e agora lidera o campeonato de forma isolada. Na Light, nova vitória de Guilherme Samaia, com Pedro Cardoso em segundo

A segunda bateria da segunda etapa da Fórmula 3 Brasil foi recheada de boas disputas pela liderança em ambas as classes, A e Light, na manhã deste domingo (26) no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Após uma quebra de motor na corrida de sábado (25) que o obrigou a largar em 14º e penúltimo lugar, Pedro Piquet superou todos os obstáculos para vencer a corrida – que terminou com a intervenção do Safety Car.

Matheus Iorio terminou a bateria em segundo lugar para assumir de vez a liderança da classificação geral do campeonato com 48 pontos. Rodrigo Baptista, que venceu ontem e hoje terminou a prova na sétima posição, é o vice-lÁ­der com 41. A vitória de Piquet o levou Á  terceira posição com 33. Fechando o pódio na manhã deste domingo esteve o jovem Carlos Cunha, de apenas 15 anos, e que agora é o quinto na tabela.

“A largada foi boa e consegui ganhar posições no inÁ­cio. Depois disso foi um trabalho para encontrar o melhor ponto de ultrapassagem, que é a freada forte na entrada da reta. Tivemos muitas entradas do safety car que poderiam ter me atrapalhado se fossem no inÁ­cio da prova”, afirmou Piquet.

“Larguei melhor que ontem. Pulei para terceiro e tive muita dificuldade para ultrapassar o Carlinhos (Cunha). Estava mais rápido, mas não conseguia passar. Aqui é uma pista difÁ­cil de ultrapassar. Consegui o segundo lugar e abrir vantagem na liderança”, comentou o lÁ­der da competição.

Vencedor da categoria Light no sábado, Guilherme Samaia pulou Á  frente na largada (que teve os seis primeiros do resultado de sábado largando em ordem invertida) e sustentou a liderança por duas voltas, até ser superado por Cunha e Iorio. O lÁ­der do campeonato pressionava o jovem piloto da CF3 enquanto Pedro Piquet galgava posições no pelotão.

A disputa pela liderança da Light começou a se configurar quando Pedro Cardoso chegou em Samaia e também fazia boa briga, mas um toque no adversário fez o piloto da Shell Racing rodar e “remar” novamente na busca Á  liderança da classe, e travou boa disputa com Rodrigo Baptista, da classe A, por várias voltas em que ambos trocavam de posição diversas vezes. O campeonato da Light fecha a rodada do Velopark com Samaia em primeiro somando 45 pontos, contra 26 de Matheus Muniz, 21 de Pedro Cardoso e 19 de Andreas Visnardi. Igor Fraga foi ao pódio pela primeira vez ao ser o terceiro na prova da Light.

Na frente, Piquet se aproximava dos lÁ­deres com ritmo forte e no 12º giro ele ultrapassou Artur Fortunato para assumir o terceiro lugar. Voltas mais tarde, o americanense teve de abandonar a prova por quebra do motor de seu Dallara F309. Na 19ª volta, Iorio tentou o ataque sobre Cunha, cometeu um pequeno erro e viu Pedro Piquet o ultrapassar. No giro seguinte, o brasiliense tomou a liderança e Iorio aproveitou-se para também passar e subir Á  segunda colocação.

A corrida teve três intervenções do carro de segurança: na volta 23, depois que Andreas Visnardi parou na pista com problemas mecânicos, na 28, quando Matheus Muniz também enfrentava dificuldades técnicas com o carro, mas acabou conseguindo voltar por poucas voltas até parar de vez no 32º e penúltimo giro, o que encerrou a corrida com bandeira amarela.

O próximo encontro da Fórmula 3 Brasil acontece em Santa Cruz do Sul (RS), nos dias 27 e 28 de junho.

F3 BRASIL – Corrida 2:
1-) 1 – Pedro Piquet – (Cesário F3) – 33 voltas em 30min43s769
2-) 34 – Matheus Iorio – (Cesário F3) – a 1.289
3-) 54 – Carlos Cunha – (CF3) – a 1.980
4-) 77 – Guilherme Samaia* – (Cesário F3) – a 2.741
5-) 43 – Pedro Cardoso* – (Cesário F3) – a 3.679
6-) 9 – Cristian Hahn – (Hitech Racing) – a 4.410
7-) 13 – Rodrigo Baptista – (Prop Car Racing) – a 5.437
😎 55 – Igor Fraga* – (Prop Car Racing) – a 8.226
9-) 3 – Ryan Verra – (RR Racing) – a 1 volta
10-) 84 – Fernando Croce – (Hitech Racing) – a 1 volta
11-) 46 – Andreas Visnardi* – (RR Racing) – a 3 voltas
12-) 23 – Gustavo Bandeira – (Hitech Racing) – a 3 voltas
13-) 91 – Leonardo de Souza – (Kemba Racing) – a 4 voltas
14-) 27 – Matheus Muniz* – (Prop Car Racing) – a 8 voltas
Não completaram 75% da distância da prova:
15-) 28 – Artur Fortunato – (A. Fortunato F3 Racing) – a 11 voltas
16-) 35 – Felipe Ortiz* – (RR Racing) – a 20 voltas
*F3 Light
Melhor volta Pedro Piquet – 48s668
Resultado sujeito a validação pelos comissários técnicos e desportivos da CBA

CAMPEONATO – F3 A
1-) Matheus Iorio – 48 pontos
2-) Rodrigo Baptista – 41
3-) Pedro Piquet – 33
4-) Artur Fortunato – 21
5-) Carlos Cunha – 17

CAMPEONATO – F3 LIGHT
1-) Guilherme Samaia – 45 pontos
2-) Matheus Muniz – 26
3-) Pedro Cardoso – 21
4-) Andreas Visnardi – 19
5-) Igor Fraga – 9