F3 Brasil: Guilherme Samaia amplia domÁ­nio na F-3 com vitória dupla no Velo CittÁ

Pole position, recorde da pista, diversas ultrapassagens e mais uma vitória. Realmente, está difÁ­cil encontrar alguém para bater Guilherme Samaia na F-3 Brasil. Afinal, o piloto voltou a dominar todas as disputas do fim de semana, neste sábado (3), no autódromo de Velo CittÁ , em Mogi Guaçu (SP).

Se essa foi a primeira vez que a categoria corria na pista, isso não parecia atrapalhar Samaia. Afinal, desde os primeiros treinos livres, ele foi dominante. Nas duas corridas, então, a superioridade foi ainda maior. Até na segunda prova, quando no grid invertido, ele largou na sexta colocação.

Já na disputa da Academy, Marcel Coletta voltou a faturar uma prova. Já na segunda, Igor Fraga conseguiu deixar os problemas no carro de lado para desencantar.

Corrida 1

Com Guilherme Samaia na pole position e com o melhor carro dos treinos, era difÁ­cil imaginar alguma outra forma de superá-lo que não fosse logo após a largada. Foi isso o que pensou José Artur Fortunato. Até por isso, ele foi com tudo para cima do lÁ­der do campeonato na primeira curva. Por pouco não deu certo.

Com tranquilidade, Samaia conseguiu sustentar a posição. Azar de Fortunato, que ainda na primeira volta, foi surpreendido por Giuluano Raucci na saÁ­da da curva Caipirinha e perdeu a vice-liderança.

A partir de então, o que se viu na pista do Velo CittÁ , foi a continuidade do domÁ­nio completo de Samaia. Sem ser incomodado pelos adversários, o piloto passou a marcar a volta mais rápida a cada passagem pela linha de chegada. O resultado foi a quebra do recorde da pista, mais uma vez, agora com a marca de 1m20s142. A vitória foi a consequência de tanta velocidade.

Já na disputa da F-3 Academy, Marcel Colleta manteve a ponta com o quinto lugar no geral, uma posição Á  frente de Enzo Elias.

Corrida 2

Com o grid invertido para a segunda prova da etapa no Velo CittÁ , muitos chegaram a imaginar que o domÁ­nio de Guilherme Samaia chegaria ao fim. Afinal, ele largava na sexta colocação, em uma pista em que fazer uma ultrapassagem é muito difÁ­cil. Ledo engano. Em duas voltas, o lÁ­der da temporada deixou seus adversários para trás e garantiu outra vitória na temporada. José Artur Fortunato veio em segundo, com Giuliano Raucci em terceiro, mesmo após uma saÁ­da de pista.

Mas se a disputa pela primeira colocação não foi tão intensa, o mesmo não pode ser dito das batalhas pelas posições intermediárias.

Após cair da ponta para a sexta colocação, Igor Fraga, da F-3 Academy, venceu a batalha contra Marcel Coletta pela quarta posição (depois da saÁ­da de Murilo Coletta da corrida) e, de quebra, ficou com a vitória em sua categoria.

Se não bastasse, Pedro Goulart, Airton Santos e Leo Barbosa tiveram uma disputa acirrada pelo sétimo lugar. Melhor para Goulart, e pior para Santos, que rodou e ocasionou a segunda bandeira amarela da prova.

Nada que atrapalhasse mais uma vitória de Guilherme Samaia.

Veja as declarações dos pilotos

â€œÉ não olhar para trás, focar no meu e buscar o melhor desempenho que consigo fazer, sempre melhorando minha guiada para dar sequencia a minha carreira na Europa. Vamos continuar puxando para melhorar minha tocada, o carro a equipe. O mais importante é eu me divertir. Só tenho a agradecer a Deus por competir aqui e lá fora, e por viver meu sonho”

Guilherme Samaia

“Desde os primeiros treinos, tivemos alguns problemas, tivemos problemas no motor. Tivemos de trocar o motor e isso atrasou o acerto do carro. Conseguimos ir acertando aos poucos. Na primeira corrida, voltei a ter problemas. Mas na segunda, diminuÁ­ram muito esses problemas no motor. Infelizmente, o carro patinou na largada, mas me recuperei e consegui o meu melhor resultado. Estou muito contente. Queria agradecer a todos que torceram por mim, minha equipe e os patrocinadores”

Igor Fraga

Â

CLASSIFICAÇÁƒO COMPLETA DA CORRIDA 1

1-) 77 Guilherme Samaia (F3A – Cesário Fórmula) – 32m28s142 (24 voltas)

2-) 112 Giuliano Raucci (F3A – RDC Motorsport) – a 32s815

3-) 41 José Artur Fortunato (F3A – Fortunato Racing) – a 38s822

4-) 7 Murilo Coletta (F3A – Cesário Fórmula) – a 1m21s355

5-) 177 Marcel Coletta (F3B – Cesário Fórmula) – a 1 volta

6-) 54 Igor Fraga (F3B – PropCar Racing) – a 1 volta

7-) 73 Enzo Elias (F3B – Hitech Racing) – a 1 volta

😎 119 Pedro Goulart (F3B – RDC Motorsports) – a 1 volta

😎 55 Leo Barbosa (F3B – PropCar Racing) – a 2 voltas

10-) 62 Airton Santos (F3A – Kemba Racing) – a 4 voltas

11-) 34 Matheus Santa’anna (F3B – PropCar Racing) – Não largou

Â

CLASSIFICAÇÁƒO COMPLETA DA CORRIDA 2

1-) 77 Guilherme Samaia (F3A – Cesário Fórmula) – 32m33s019 (22 voltas)

2-) 41 José Artur Fortunato (F3A – Fortunato Racing) – a 6s274

3-) 112 Giuliano Raucci (F3A – RDC Motorsport) – a 17s469

4-) 54 Igor Fraga (F3B – PropCar Racing) – a 37s511

5-) 177 Marcel Coletta (F3B – Cesário Fórmula) – a 46s871

6-) 73 Enzo Elias (F3B – Hitech Racing) – a 50s755

😎 119 Pedro Goulart (F3B – RDC Motorsports) – a 1m04s131

😎 55 Leo Barbosa (F3B – PropCar Racing) – a 1 volta

9-) 62 Airton Santos (F3A – Kemba Racing) – Não completou

10-) 7 Murilo Coletta (F3A – Cesário Fórmula) – Não completou

11-) 34 Matheus Santa’anna (F3B – PropCar Racing) – Não largou

Â

CLASSIFICAÇÁƒO DO CAMPEONATO

F-3 Brasil

1-) Guilherme Samaia – 80 pontos

2-) Murilo Coletta – 45

3-) Giuliano Raucci – 45

4-) José Artur Fortunato – 30

5-) Pedro Caland – 24

6-) Leonardo de Souza – 14

7-) Airton Santos – 12

😎 Vitor Baptista – 9

Â

F-3 Academy

1-) Marcel Coletta – 69 pontos

2-) Enzo Elias – 54

3-) Igor Fraga – 54

4-) Léo Barbosa – 34

5-) Pedro Goulart – 28

6-) Rafael Barranco – 9