Antes deixados de lado por algumas das melhores equipes da Fórmula 1, os treinos livres que antecedem as corridas das categorias ganharão em importância na temporada 2009. Pelo menos é o que garante Sebastian Vettel. Com as novas regras, que prevêem a proibição de treinamentos com o campeonato em andamento, o alemão aponta que as sextas-feiras serão valorizadas.
Convidado pelo site oficial da Fórmula 1 a dar seu parecer sobre as novidades do regulamento do ano que vem – além da falta de testes, destacam-se ainda a introdução do Kers (sistema de recuperação de energia cinética), o retorno dos pneus slick e o banimento de vários componentes aerodinâmicos (“asinhas”) -, Vettel preferiu focar seus comentários na falta de tempo que as equipes terão para preparar seu equipamento.
“O perÁodo que estamos encarando neste momento não é o mais fácil de todos os tempos”, admitiu o representante da Red Bull, em referência Á s medidas colocadas em prática para reduzir os custos da categoria.
“O maior impacto para um piloto seria a proibição de testes durante a temporada, então poderemos mudar as coisas somente durante os testes programados para os fins de semana em que há corridas”.
A conseqüência direta segundo o alemão de 21 anos é clara: as escuderias terão de aproveitar mais as sextas-feiras e até os sábados, destinados aos treinos classificatórios. “O tempo que você pode gastar na pista obviamente se tornará muito mais importante, já que é muito limitado. Então sextas e sábados serão mais importantes do que são hoje – é onde poderemos tentar algo novo no carro. Seremos também bem mais dependentes de simuladores: ter eficiência em programas fora do circuito será decisivo”.
Destaque a bordo da Red Bull dos últimos testes coletivos da Fórmula 1, em Jerez de la Frontera, Vettel disse ser ainda muito cedo para avaliar o impacto de outras mudanças da categoria no que toca Á s corridas. Isso acontece também porque a escuderia austrÁaca ainda não colocou Á prova o Kers, que será providenciado pela sua fornecedora de motores, a Renault, nem as novidades aerodinâmicas.
“O nosso mais visÁvel atributo de 2009 foi mesmo o uso dos slicks. À parte isso, temos pequenas partes para o próximo ano, mas nada grande. Nossa filosofia é esperar até que o nosso carro esteja completamente pronto. Depois que o lançarmos, testaremos, então definitivamente não estamos no estágio de BMW e Williams, que já estão utilizando novas asas”, avaliou o piloto.
Fonte: Gazeta Press