F1: Nelsinho Piquet será titular da Renault em 2008

Escuderia francesa confirma brasileiro para a próxima temporada da Fórmula 1.

A equipe ING Renault F1 confirmou hoje Nelsinho Piquet como piloto titular para a temporada 2008 da Fórmula 1. O brasileiro, que até o momento era piloto de testes da escuderia francesa e vinha se destacando nos treinos da equipe, terá como companheiro o espanhol Fernando Alonso. A primeira corrida será no Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne, no dia 16 de março.

â€œÉ uma oportunidade fantástica estrear na Fórmula 1 em uma das melhores equipes da categoria e ao lado de um dos melhores pilotos da atualidade. Estou trabalhando por isso desde o inÁ­cio da minha carreira e estou muito feliz por ter alcançado o objetivo”, afirma Nelsinho. “Tenho feito um trabalho sério na Renault desde setembro de 2006, e estou orgulhoso que meu desempenho como piloto de testes tenha me garantido essa posição. Não vejo a hora de trabalhar em parceria com o Alonso e aprender com ele. Como um estreante, não há melhor maneira de começar na categoria do que tendo como referência um bicampeão mundial”, avalia.

Para o chefe de equipe da ING Renault F1, Flávio Briatore, Nelsinho e Alonso formarão uma das duplas de pilotos mais empolgantes da temporada 2008. “Nelsinho é um dos mais promissores jovens talentos do automobilismo mundial. Após seu sucesso na GP2, ele passou um ano como nosso piloto de testes aprendendo sobre o trabalho e conhecendo a equipe. Agora, está pronto para dar um passo Á  frente”, elogia. “Estamos satisfeitos em ter Alonso de volta ao time em que ele teve seus maiores sucessos. Acredito que faremos uma forte parceria”, acrescenta.

O presidente da ING Renault F1, Bernard Rey, afirma que a nova dupla será muito importante para que a equipe possa voltar Á s vitórias no próximo ano. “A equipe vem trabalhando a todo vapor nos últimos meses para retornarmos Á  ponta da categoria e uma dupla de pilotos de primeira é essencial para atingirmos nossos objetivos”, destaca. “Nossos recentes investimentos em tecnologia, a promoção de Nelsinho Piquet e o retorno de Alonso ao time sinalizam nossa intenção de ganhar corridas em 2008”, completa.

Histórico

Nelsinho Piquet nasceu em 25 de julho de 1985, em Heidelberg, na Alemanha. Como a maioria dos pilotos, sua primeira experiência no automobilismo foi no kart, em 1993, aos oito anos de idade. Em oito anos na categoria, Nelsinho conquistou os tÁ­tulos mais importantes, entre eles três campeonatos brasileiros.

Em 2001, Nelsinho estreou na Fórmula 3 Sul-Americana, sendo eleito o piloto revelação da temporada. O piloto entrou apenas na sexta etapa, quando completou a idade mÁ­nima exigida, de 16 anos. No ano seguinte, disputou a temporada inteira e deu um show nos concorrentes, vencendo o campeonato com quatro corridas de antecedência. Em 18 provas, venceu 13 e fez 16 poles. Além disso, quebrou vários recordes da categoria.

Em 2003, Nelsinho Piquet disputou o campeonato inglês de Fórmula 3, categoria escola mais importante do automobilismo mundial. O piloto terminou na terceira colocação, com seis vitórias, seis voltas mais rápidas e oito pole positions. O excelente desempenho lhe rendeu o primeiro teste na Fórmula 1. O piloto foi convidado pela equipe Williams para realizar duas sessões de testes, que ocorreram em Jerez de la Frontera e em Barcelona, na Espanha.

Em 2004, Nelsinho se tornou o mais jovem campeão de todos os tempos da Fórmula 3 Inglesa. O piloto conquistou o campeonato com seis vitórias, cinco poles e 11 voltas mais rápidas e recebeu o reconhecimento do público, da imprensa e de especialistas de dentro e fora das pistas. De quebra, Nelsinho fez com que a Piquet Sports fosse a primeira equipe estrangeira a vencer o campeonato nos últimos 26 anos. O piloto encerrou o ano com mais um teste na Fórmula 1, dessa vez com a equipe BAR (hoje Honda), em Jerez de la Frontera.

Em 2005 e 2006, Nelsinho disputou a GP2 Series, principal categoria de acesso Á  Fórmula 1. No segundo ano, conquistou o vice-campeonato, após uma disputa prova a prova com o inglês Lewis Hamilton. Nas duas temporadas, foram seis poles, cinco vitórias e 13 pódios. Nelsinho também foi o único piloto da GP2 a marcar todos os pontos possÁ­veis em um fim de semana, com a pole, as voltas mais rápidas e as duas vitórias obtidas na Hungria, de 04 a 06 de agosto de 2006.

O piloto também foi escolhido pelo bicampeão Emerson Fittipaldi para defender o Brasil na temporada de estréia da A1 GP, categoria criada com o objetivo de ser a copa do mundo do automobilismo. Nelsinho disputou, em 2006, sete provas e conquistou, no circuito inglês de Brands Hatch, a primeira pole position e as primeiras duas vitórias da história da categoria.

O excelente desempenho do piloto nos últimos anos lhe garantiu um convite para ser piloto de testes na ING Renault F1, cargo que ocupava desde setembro do ano passado. Nesse perÁ­odo, Nelsinho realizou diversos testes com a equipe, nos circuitos de Silverstone, na Inglaterra (19, 20 e 21 de setembro de 2006, 12 de outubro de 2006 e 21 de junho de 2007); Barcelona, na Espanha (28 e 29 de novembro de 2006 e 30 de abril de 2007); Jerez de la Frontera, na Espanha (08 de fevereiro de 2007, 24 de julho de 2007, 18, 19 e 20 de setembro de 2007 e 04,05 e 06 de dezembro de 2007); Sakhir, no Bahrein (24 de fevereiro de 2007); Sepang, Malásia (27 de março de 2007); Paul Ricard, na França (15 de maio de 2007); Spa-Francorchamps, na Bélgica (10 de julho de 2007); e Monza, na Itália (28 de agosto de 2007).