O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu neste domingo (29/08) o GP a Rússia, no Autódromo de Sochi, 16ª etapa da temporada. Foi a nona vitória de Hamlton no ano, e 82ª na categoria. O finlandês Valtteri Bottas completou a dobradinha da Mercedes. O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) foi o terceiro.
Na largada o pole Leclerc foi ultrapassado pelo parceiro de equipe, o alemão Sebastian Vettel, que alinhou em terceiro, como parte da estratégia da Ferrari, que alinhava os dois carros com pneus macios. Hamilton, que alinhou em segundo, com pneus médios, caiu para terceiro.
Logo na primeira volta o Safety-Car foi acionado depois que o francês Romain Grosjean (Haas) foi parar na barreira de proteção, depois de um enrosco com o italiano antonio Giovinazzi (alfa-Romeo) e o australiano Daniel Ricciardo (Renault), que teve um pneu furado, se arrastando até os boxes.
O finlandês Kimi Raikkonen (Alfa-Romeo) queimou a largada, e levou um drive-through.
Durante o carro de segurança, a Ferrari informou a Leclerc como “trocar de posição†com Vettel durante a prova. E recuperar a ponta, como o combinado na estratégia de neutralizar Hamilton.
A prova recomeçou na quarta volta. Vettel manteve a ponta e abriu uma peuena vantagem. Mas já recebendo ordens o pit wall, para devolver a posição ao parceiro de equipe.
Leclerc pediu para Vettel ceder a liderança, como o combinado “Vocês me colocaram atrás. Respeitei tudo. Vamos conversar depois. Mas agora é difÁcil reduzir a diferença, obviamente”. A equipe respondeu: “Charles, vamos fazer a troca depois. Hamilton está um pouco perto. Foco na corrida”.Â
Vettel respondeu que Leclerc não estava próximo o suficiente, e manteve a liderança. Abrindo 4s3 de vantagem.
Na 23ª volta Leclerc foi para os boxes, trocando os pneus macios pelos médios. Voltando atrás de Hamilton. Vettel, já com os pneus macios desgastados, fez a sua parada apenas na 27ª volta, voltando atrás de Leclerc. Hamilton assumiu a ponta.
Com problemas no motor (MGU-K) Vettel parou o seu carro na 28ª volta, a pedido da equipe. O Safety-Car Virtual foi acionado, com Hamilton aproveitando o ritmo lento, para fazer o seu pit stop, e colocar os pneus médios. Mantendo a ponta no retorno a pista, com Leclerc em segundo, seguido por Bottas.
Pouco depois o britânico George Russell (Williams) bateu na barreira de proteção, e acionou o Safety-Car. Leclerc foi chamado para mais um pit stop, colocando outro jogo de pneus macios, na tentativa de atacar as Mercedes. Â Voltando em terceiro.
Na relargada, na 33ª volta, Hamilton manteve a ponta, seguido por Bottas e Leclerc, que pariu para cima do finlandês. Bottas fez um ótimo trabalho, e segurou Leclerc, deixando Hamilton tranquilo na ponta.
Hamilton venceu com 3s8 de vantagem sobre Bottas. Leclerc completou o pódio.
O holandês Max Verstappen (Red Bull) terminou em quarto, seguido pelo parceiro de equipe, o tailandês Alexander Albon (que fez uma grande prova, depois de largar dos pits).
O espanhol Carlos Sainz Jr. (McLaren), o espanhol Sergio Pérez (Racing Point), o britânico Lando Norris (McLaren), o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas) e o alemão Nico Hulkenberg (Renault) fecharam a zona de pontos.
Hamilton lidera o campeonato com 322 pontos, seguido por Bottas com 249 e Leclerc com 215.
A próxima etapa, o GP do Japão, em Suzuka, acontece no dia 13 de outubro.
Final:
1 44 Lewis HAMILTON Mercedes Mercedes 53 voltas em 1h33m38s992 (198.449 km/h)
2 77 Valtteri BOTTAS Mercedes Mercedes +03s829
3 16 Charles LECLERC Ferrari Ferrari +05s212
4 33 Max VERSTAPPEN Red Bull Honda +14s210
5 23 Alexander ALBON Red Bull Honda +38s348
6 55 Carlos SAINZ McLaren Renault +45s889
7 11 Sergio PEREZ Racing Point BWT Mercedes +48s728
8 4 Lando NORRIS McLaren Renault +57749
9 20 Kevin MAGNUSSEN Haas Ferrari +58s779
10 27 Nico HULKENBERG Renault Renault +59s841
11 18 Lance STROLL Racing Point BWT Mercedes +1m00s821
12 26 Daniil KVYAT Toro Rosso Honda +1m02s496
13 7 Kimi RAIKKONEN Alfa Romeo Ferrari +1m08s910
14 10 Pierre GASLY Toro Rosso Honda +1m10s076
15 99 Antonio GIOVINAZZI Alfa Romeo Ferrari +1m13s346
Abandonos:
16 88 Robert KUBICA Williams Mercedes 28 voltas
17 63 George RUSSELL Williams Mercedes 27 voltas
18 5 Sebastian VETTEL Ferrari Ferrari 26 voltas
19 3 Daniel RICCIARDO Renault Renault 24 voltas
20 8 Romain GROSJEAN Haas Ferrari 0 voltas