O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conquistou neste sábado (12/05) a pole-position para o GP da Espanha, no Circuito de MontmelÁ², em Barcelona, quinta etapa da temporada. Foi a segunda vitória de Hamilton no ano, e 64ª na categoria. O finlandês Valtteri Bottas completou a dobradinha da Mercedes. O holandês Max Verstappen (Red Bull) fechou o pódio.
Pole-position Hamilton dominou a prova, recebendo a bandeirada com quase 20 segundos de vantagem sobre Bottas. Verstappen, mesmo com parte da asa dianteira danificada depois de um toque com o russo Sergey Sirotkin (Williams), terminou em terceiro.
O alemão Sebastian Vettel (Ferrari) foi o quarto, seguido pelo australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) e o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas).
Os espanhóis, Carlos Sainz Jr. (Renault) e Fernando Alonso (McLaren), o mexicano Sérgio Perez (Force India) e o monegasco Charles Leclerc (Sauber) completaram a zona de pontos.
A prova foi marcada por um forte acidente logo nas primeiras curvas. O francês Romain Grosjean (Haas) perdeu o controle do carro e tentou voltas para a pista, acelerando o carro, no meio do pelotão. Acertando o compatriota Pierre Gasly (Toro Rosso) e o alemão Nico Hulkenberg (Renault). O Safety-Car foi acionado.
Hamilton lidera o campeonato com 95 pontos, seguido por Vettel com 78.
A próxima etapa, o GP de MÁ´naco, em Monte Carlo, acontece no dia 27 de maio.