O boato que ganhou força no fim de semana do GP do Brasil de Fórmula 1, sobre Robert Kubica já ter assinado com a Williams para substituir Felipe Massa na equipe a partir de 2018, ganhou mais força no inicio desta semana. O site brasileiro Grande Prêmio, em parceria com o Diario Motorsport, confirmou que já está tudo acertado entre o polonês e o time de Grove, e o que o anuncio oficial deverá ser feito em breve.
Depois de sete anos, Robert Kubica estará de volta a Fórmula 1. O piloto polonês “venceu†o vestibular realizado pela Williams e será o substituto de Felipe Massa na equipe britânica a partir de 2018. A informação já havia sido dada durante o último fim de semana pela emissora francesa Canal +.
Ainda não existem detalhes sobre o acordo entre Kubica e a Williams, mas o anúncio oficial deverá ser realizado nos próximos dias. O grupo que está por trás do retorno do piloto polonês a Fórmula 1 já realiza diversas negociações envolvendo patrocinadores, dispostos a bancar a temporada 2018 dele na equipe de Grove.
Tudo que resta agora, além do anúncio oficial, é a realização de mais alguns testes com Kubica, para que a Williams possa ter uma noção de como o polonês irá se sair com as configurações atuais dos carros de Fórmula 1. Para isso, além de testes nos simuladores da equipe, Kubica deverá ser o piloto da escuderia britânica nos testes de pneus que serão realizados em Abu Dhabi, na semana seguinte ao GP que irá encerrar a temporada 2017, desta forma, tendo seu primeiro contato com o carro do time de Grove utilizado neste ano.
Kubica está fora da Fórmula 1 desde 2011, quando sofreu um grave acidente em uma prova de Rali, e por muito pouco, não perdeu o braço direito. O piloto polonês passou anos se recuperando, e retomou a carreira no automobilismo aos poucos. Neste ano, começou a surgir os boatos de um possÁvel retorno a categoria pela equipe Renault, e após dois testes realizados com o carro da escuderia francesa de 2012, o polonês ganhou a chance de participar de um teste com o carro deste ano em Hungaroring, na semana de testes coletivos oficiais da Fórmula 1.
Apesar da equipe francesa não ter revelado detalhes do teste, poucos dias depois, Kubica rompeu um contrato que possuÁa com a Renault, e passou a negociar seu possÁvel retorno a categoria com outras equipes. Foi quando se deu inicio as negociações com a Williams, que até então, só tinha confirmado para 2018 a permanência de Lance Stroll. Com o anúncio da saÁda de Felipe Massa, o nome do polonês ganhou força.