Os engenheiros da Honda detectaram e corrigiram problemas nos componentes do motor do turbocompressor e do MGU-H a tempo para a corrida deste fim de semana. As peças modificadas serão atualizadas no carro da Gasly, e como medida de precaução, já irão atualizar o motor de seu companheiro de equipe, Brendon Hartley. Gasly abandonou a corrida em Melbourne após apenas 13 voltas.
“Trocar componentes na segunda corrida, obviamente, é uma decisão dificil e não é o ideal, por termos apenas três unidades de potência disponÁveis para todo o ano,†disse o Diretor Técnico da Honda F1, Toyoharu Tanabe.
“No entanto, acreditamos que este é o caminho certo a seguir e vamos continuar o nosso desenvolvimento, a fim de garantir que o mesmo problema não se repita. Embora Sakhir seja uma pista difÁcil para a Unidade de Potência, esperamos passar desse momento difÁcil, já que nos concentramos nessa corrida e nas que seguem.â€
A situação de Gasly é pior, já que seu motor de combustão interna (ICE) também foi danificado, o que significa que ele precisará de uma unidade nova no Bahrain.
Cada piloto está sujeito a medidas mais rigorosas em relação aos componentes do motor nesta temporada. Eles estão limitados a apenas três ICEs, MGU-Hs e turbos e incorrerão em uma penalidade de grid por exceder essas unidades.
Gasly e Hartley não serão punidos no Bahrain, mas como ainda teremos 20 corridas (incluindo este final de semana) pela frente, é quase certo que eles enfrentarão algumas penalidades em alguns momentos até o final da temporada.