O inglês Peter Sowerby, num Williams FW07C/14 da Colin Bennett Racing, venceu no domingo (17/06), o GP de Nurburgring, 5º etapa da temporada 2007 do FIA Formula One Historic Championship. Em 2º chegou o inglês Steve Hartley, num Arrows A6 da Mirage Engineering, seguido pelo luxemburguês Nico Bindels, num Lotus 87B/3 da Martin Stretton Racing, completando o pódio.
A prova fez parte da programação do 25º Jan Wellem Oldtimer. Sowerby marcou a pole-position apenas 0.2 segundos mais rápido do que o espanhol Joaquim Folch, num Brabham BT49D da Kumschick Historic Racing. Hartley, que lidera o campeonato marcou o 3º tempo.
Na largada o suÁço Hubert Bahlsen, num Arrows A4/3 da Kohler Garage, fez uma grande partida, saindo da terceira fila, e indo pra cima de Folch. Os dois se tocaram duas vezes, com o espanhol, vencedor de três das quatro etapas disputadas até então, rodando e ficando parado. Os comissários se recusaram a empurrar o carro, para que Folch retornasse a prova, com ele abandonando pela primeira vez no ano.
O estreante Andrew Meyrick, num March 761, aproveitou a confusão e assumiu aponta da prova, seguido por Sowerby. O inglês Richard Eyre, num Williams FW06/2 da RJM Motorsport era o 3º, seguido por Hartley.
Eyre rodou, ficando parado e abandonando, na 4º volta. Hartley assumiu a 3º posição com Bindels em 4º. Meyrick, guiando um carro que pertence a seu pai, Peter, mantinha a liderança da prova, mas na 7º volta ele teve problemas na caixa de marchas de seu carro, saindo da prova.
Sowerby assumiu a ponta, vencendo pela primeira vez na categoria, com 5 segundos de vantagem para Hartley. Faltando duas curvas para a bandeirada final, Balhsen, que fazia uma grande prova de recuperação, vinha em 3º, teve problemas na caixa de marchas, sendo superado na linha de chegada por Bindels. O suÁço perdeu mais posições terminando em 7º lugar.
O brasileiro Abba Kogan, num Williams FW06/2 da Zul Racing, chegou em 15º lugar.
Hartley lidera o campeonato com 46 pontos. O vice-lÁder, o italiano Mauro Pane, tem 42.
A próxima etapa acontece no dia 1º de julho, em Brands Hatch, na Inglaterra.
Final:
1 P. Sowerby GBR Williams FW07C/14 C Colin Bennett Racing 14 voltas em 27’04.530
2 S. Hartley GBR Arrows A6 D Mirage Engineering + 5.550
3 N. Bindels LUX Lotus 87B/3 C Martin Stretton Racing + 18.037
4 M. Pane ITA Tyrrell P34 B F1 Storiche + 34.561
5 D. Abbott GBR Ensign N180 C Mirage Engineering + 35.922
6 R. Gallego POR Minardi F1-185 D MEC Auto + 40.111
7 H. Bahlsen SUI Arrows A4/3 C Kohler Garage + 41.492
8 P. Wuensch ALE Wolf WR1/2 B Hall & Hall + 1:01.070
9 C. D’Ansemb’rg BEL McLaren M26/4 B MEC Auto + 1:41.306
10 J. Delane EUA Tyrrell 001 A Hall & Hall + 1:46.567
11 A. Bahlsen ALE Tyrrell 008 B Kohler Garage 1:47.126
12 A. Burani ITA McLaren M23/6 B Hall & Hall + 1 volta
13 T. Sayles GBR Osella FA1 C/D D Johns Racing Team + 1 volta
14 R. Cripp ITA McLaren M19A-2 A SSP + 3 voltas
15 A. Kogan BRA Williams FW06/2 B Zul Racing + 4 voltas
16 A. Meyrick GBR March 761 B + 6 voltas
Não classificado:
R. Eyre GBR Williams FW06/2 C RJM Motorsport + 10 voltas
Campeonato:
1 46 Hartley, Steve
2 42 Pane, Mauro
3 33 Folch, Joaquin
4 29 Delane, John
5 28 Gallego, Rodrigo
6 23 Kogan, Abba
7 20 Weunsch, Peter
8= 18 Sayles, Terry
– 18 Sowerby, Peter
10= 13 Eyre, Richard
– 13 Bahlsen, Andrea
– 13 Bindels, Nico