F1 Historic: Peter Sowerby vence em Nurburgring

O inglês Peter Sowerby, num Williams FW07C/14 da Colin Bennett Racing, venceu no domingo (17/06), o GP de Nurburgring, 5º etapa da temporada 2007 do FIA Formula One Historic Championship. Em 2º chegou o inglês Steve Hartley, num Arrows A6 da Mirage Engineering, seguido pelo luxemburguês Nico Bindels, num Lotus 87B/3 da Martin Stretton Racing, completando o pódio.

A prova fez parte da programação do 25º Jan Wellem Oldtimer. Sowerby marcou a pole-position apenas 0.2 segundos mais rápido do que o espanhol Joaquim Folch, num Brabham BT49D da Kumschick Historic Racing. Hartley, que lidera o campeonato marcou o 3º tempo.


Na largada o suÁ­ço Hubert Bahlsen, num Arrows A4/3 da Kohler Garage, fez uma grande partida, saindo da terceira fila, e indo pra cima de Folch. Os dois se tocaram duas vezes, com o espanhol, vencedor de três das quatro etapas disputadas até então, rodando e ficando parado. Os comissários se recusaram a empurrar o carro, para que Folch retornasse a prova, com ele abandonando pela primeira vez no ano.


O estreante Andrew Meyrick, num March 761, aproveitou a confusão e assumiu aponta da prova, seguido por Sowerby. O inglês Richard Eyre, num Williams FW06/2 da  RJM Motorsport  era o 3º, seguido por Hartley.


Eyre rodou, ficando parado e abandonando, na 4º volta. Hartley assumiu a 3º posição com Bindels em 4º. Meyrick, guiando um carro que pertence a seu pai, Peter, mantinha a liderança da prova, mas na 7º volta ele teve problemas na caixa de marchas de seu carro, saindo da prova.


Sowerby assumiu a ponta, vencendo pela primeira vez na categoria, com 5 segundos de vantagem para Hartley. Faltando duas curvas para a bandeirada final, Balhsen, que fazia uma grande prova de recuperação, vinha em 3º, teve problemas na caixa de marchas, sendo superado na linha de chegada por Bindels. O suÁ­ço perdeu mais posições terminando em 7º lugar.


O brasileiro Abba Kogan, num Williams FW06/2 da Zul Racing, chegou em 15º lugar.


Hartley lidera o campeonato com 46 pontos. O vice-lÁ­der, o italiano Mauro Pane, tem 42.


A próxima etapa acontece no dia 1º de julho, em Brands Hatch, na Inglaterra.   


Final:


1  P. Sowerby GBR Williams FW07C/14  C  Colin Bennett Racing  14 voltas em 27’04.530
2  S. Hartley GBR Arrows A6  D   Mirage Engineering    + 5.550 
3  N. Bindels LUX  Lotus 87B/3  C   Martin Stretton Racing    + 18.037 
4  M. Pane ITA Tyrrell P34  B    F1 Storiche    + 34.561 
5  D. Abbott GBR Ensign N180  C   Mirage Engineering    + 35.922 
6  R. Gallego POR Minardi F1-185  D   MEC Auto    + 40.111 
7  H. Bahlsen SUI  Arrows A4/3  C   Kohler Garage    + 41.492
8  P. Wuensch ALE Wolf WR1/2  B     Hall & Hall    + 1:01.070
9  C. D’Ansemb’rg BEL McLaren M26/4  B     MEC Auto    + 1:41.306
10  J. Delane EUA Tyrrell 001  A   Hall & Hall   + 1:46.567 
11  A. Bahlsen ALE  Tyrrell 008  B     Kohler Garage    1:47.126
12  A. Burani ITA McLaren M23/6  B     Hall & Hall    + 1 volta
13  T. Sayles GBR  Osella FA1 C/D  D     Johns Racing Team    + 1 volta
14  R. Cripp ITA McLaren M19A-2  A     SSP   + 3 voltas
15  A. Kogan BRA  Williams FW06/2  B     Zul Racing    + 4 voltas
16  A. Meyrick GBR March 761  B       + 6 voltas


Não classificado:


R. Eyre GBR Williams FW06/2  C      RJM Motorsport    + 10 voltas


Campeonato:


1 46  Hartley, Steve
2 42  Pane, Mauro
3 33  Folch, Joaquin
4 29  Delane, John
5 28  Gallego, Rodrigo
6 23  Kogan, Abba
7 20  Weunsch, Peter
8= 18  Sayles, Terry
– 18  Sowerby, Peter
10= 13  Eyre, Richard
– 13  Bahlsen, Andrea
– 13  Bindels, Nico