F1 Historic: Joaquim Folch vence a etapa de abertura em Mugello

O espanhol Joaquim Folch, num Brabham BT49D da Kumschick Historic Racing, venceu no domingo (1º de abril) o GP de Mugello, na Itália, primeira etapa da temporada 2007 do FIA Historic Formula One Championship. Em 2º chegou o japÁ´nes Katsuaki Kubota, num Lotus 88B da Classic Team Lotus. O atual campeão, o britânico Steve Hartley, num Arrows A6 da Mirage Motorsports, completou o pódio.

Folch, vice-campeão do ano passado, venceu com 6s759 de vantagem para Kubota. O brasileiro Abba Kogan, num Williams FW0 da Zul Racing, terminou na 9º colocação. O italiano Piero Rati, que usa um Copersucar F5, ficou no 18º lugar. Peter Sowerby, num Williams FW07C-14 da CGA Race Engineering Team, marcou a pole-position com o tempo de 1m44s224, mas um problema no motor Cosworth DFV o impediu de disputar a prova.


Foi a primeira prova do tradicional  Thoroughbred Grand Prix series com o novo nome, FIA Historic Formula One Championship. Um total de 22 carros, com pilotos de várias partes do mundo, alinhou nesta primeira etapa, mostrando a competitividade da categoria, que reúne carros que fizeram a história da F-1 entre 1966 e 1985.


Joachim Folch e Steve Hartley lideram o campeonato, ambos com dez pontos. Abba Kogan é o terceiro com 9. O sistema de pontuação leva em conta vários fatores, além da classificação final da prova.


A segunda etapa em Hockenheim, na Alemanha, acontece no dia 29 de abril.


Final:


1 J. Folch (ESP) Brabham BT49D C Kumschick Historic Racing 14 voltas em 25’30.971
2 K. Kubota (JAP) Lotus 88B C Classic Team Lotus + 6.759 14
3 S. Hartley (GB) Arrows A6 D Mirage Motorsport + 16.011 14
4 N. Bindels (LUX) Lotus 87B/3 C Martin Stretton Racing + 16.458
5 D. Collins (GB) Lotus 91/10 C Classic Team Lotus + 28.459 14
6 H. Bahlsen (SUI)  Arrows A4/3  C Kohler Garage  + 42.454 14
7 D. Abbott (GB)Ensign N180 C Mirage Engineering  + 1’10.570 
8 R. Gallego (POR) Minardi F1-1  D  MEC Auto + 1’10.824
9 A. Kogan (BRA) Williams FW0 B Zul Racing + 1’20.024
10 G Merizzi (ITA) McLaren M29  C  F1 Storiche   + 1’20.909
11 P. Wuensch (ALE) McLaren M29 Hall and Hall + 1’34.680
12 T. Sayles (GB) Osella FA1 C  C     Steve Cole   a 1 volta
13 A. Bahlsen (ALE) Tyrrell 008  B     Kohler Garage   a 1 volta
14 J.Delane (EUA) Tyrrell 001 A     Hall and Hall a 1 volta
15 A. Burani (GB) McLaren M23 B     Hall and Hall a 2 voltas
16 M. Pane (ITA) Tyrrell P34 B     F1 Storiche  a 3 voltas
17 W. Burani (ITA) Ferrari D     F1 Storiche + 1’10.570 
18 P. Ratti (ITA) Copersucar F5  C     F1 Storiche   a 4 voltas
19 T. Smith (GB) Williams FW08 BGF Racing a 5 voltas
Não Classificados:    
P. Dunn (GB) March 761/4  B  Foxcraft Racing   a 8 voltas 
R. Eyre (GB) Williams FW08  C  RJM Motorsport    a 9 voltas 
Volta mais rápida:
J. Folch Brabham BT49D C  3  01:47.310  175.957 


Campeonato:


1 Joaquin Folch  10
  Steve Hartley   10 
3 Abba Kogan  9
4 Rodrigo Gallego  Portugal  6
4 Peter Wuensch   6
4 Katsuaki Kubota   6
7 John Delane  5
8 Terry Sayles  4
8 Andrea Bahlsen   4
8 Nico Bindels   4
11 Dan Collins   3
11 Mauro Pane  I3
11 Andrea Burani   3
14 Hubertus Bahlsen   2
15 David Abbott   1
15 Walter Burani   1