A novela envolvendo a Fota, a associação de equipes da Fórmula 1, e o limite do teto orçamentário proposto pela FIA para a próxima temporada ganhou novos capÁtulos neste domingo. Stefano Domenicali, chefe de equipe da Ferrari, comentou a posição da Fota para o Mundial de 2010 e voltou a atacar o teto orçamentário imposto por Max Mosley, diretor da FIA, para o próximo ano.
“Absolutamente não aceitamos o teto orçamentário. O pedido pela manutenção do regulamento de 2009 é o ponto inicial, pois significa que não teremos um limite”, revelou Domenicali, garantindo que só haverá conversa se as determinações forem acatadas pela FIA.
Segundo Domenicali, a inscrição de nove escuderias filiadas Á Fota para a próxima temporada não significa que a entidade aceitou as determinações do teto orçamentário.
“É muito simples: os times condicionaram suas participações Á assinatura de um novo pacto e ao uso das regras atuais, modificadas com as nossas sugestões. A ação que a Fota tomou está plenamente de acordo com os princÁpios da Ferrari e da associação”, afirmou o italiano, que completou.
Para o dirigente, os pedidos da Fota se incluem nas novas diretrizes que a Federação Internacional de Automobilismo impõe para a temporada de 2010. “A FIA quer reduzir os custos por dois objetivos: evitar a saÁda de times existentes e facilitar a chegada de novas equipes. Conseguimos atingir as duas metas. Os custos serão reduzidos, e esforços serão feitos para manter todos na Fórmula 1”, finalizou.
Fonte: Gazeta Esportiva.Net