Os exaustos mecânicos da Fórmula 1 serão poupados dos serões noturnos na próxima temporada, graças a uma decisão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) publicada na segunda-feira. Na temporada de 2010, algumas equipes novas precisavam trabalhar em tempo integral para prepararem seus carros. A temporada de 2011 promete ser ainda mais desgastante – será a mais longa da história, com 20 corridas.
Mas a FIA decidiu proibir que os funcionários “de alguma forma associados Á operação dos carros” tenham acesso ao circuito num perÁodo de seis horas antes dos treinos de sexta-feira e sábado. Isso significa um “toque de recolher” das 0h Á s 6h, quando o treino acontecer Á s 10h, ou de 1h Á s 7h, quando o treino começar Á s 11h. Cada time terá direito a quatro exceções por temporada.
A FIA também adotou regras mais rÁgidas para estimular o “fair play”. Ficou proibido, por exemplo, “espremer” um adversário para fora da pista ou fazer mais de uma mudança de direção para defender uma posição.
“Os pilotos devem usar a pista o tempo todo”, esclarece a regra. Na atual temporada, alguns pilotos foram criticados por deliberadamente saÁrem da pista para aproveitar uma melhor trajetória.
Outra mudança para 2011 é no câmbio. Cada piloto poderá fazer uma troca sem penalidades. Nessa hipótese – que não vale para a última prova do ano – a nova caixa de câmbio deve ser usada para completar o GP.
Atualmente, os pilotos perdem cinco posições no grid de largada se o câmbio dura menos que quatro GPs seguidos. Para 2011, o total será aumentado para cinco GPs.
Foi retomada a regra que exclui da corrida o carro que fizer no treino classificatório um tempo 107% superior ao do primeiro colocado, ou seja, quem fizer um tempo bastante inferior ao pole. Os comissários, porém, terão o poder de autorizar exceções. A regra havia sido abandonada a pedido das novas equipes.
Fonte: Terra