Apesar da contraproposta apresentada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), as equipes que compõem a Fota (Associação das Equipes da Fórmula 1) anunciaram, nesta quinta-feira, a criação, para 2010, de um campeonato paralelo Á principal competição do automobilismo mundial.
Após uma reunião em Silverstone, na Inglaterra, Ferrari, McLaren, Renault, BMW, Toyota, Brawn, Red Bull e Toro Rosso, integrantes da Fota, anunciaram e explicaram a decisão de deixarem a Fórmula 1.
“As equipes não tem outra alternativa que não seja começar a preparar um novo campeonato, que reflita os valores de seus participantes e de seus parceiros. Esta nova série terá um sistema de administração transparente, apenas um tipo de regras e encorajará os iniciantes”, anunciou a Fota em comunicado oficial.
Segundo a Fota, a nova competição será semelhante Á Fórmula 1 e tentará herdar todo prestÁgio da categoria mais famosa do automobilismo mundial.
“As principais equipes, estrelas, marcas, patrocinadores e companhias historicamente ligadas ao mais alto nÁvel do automobilismo farão parte dessa nova categoria”, garante a Fota.
O racha na Fórmula 1 ocorre em decorrência da intenção da FIA, representada por seu presidente Max Mosley, impor um teto orçamentário Á categoria de 40 milhões de libras (R$ 129 milhões) – nesta quinta-feira, o limite havia sido alterado para 100 milhões de euros (R$ 276 milhões).
As equipes que respeitassem o teto orçamentário teriam maior liberdade técnica para projetarem seus carros na próxima temporada.
Fonte: Gazeta Esportiva.Net